Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é realizada em Pato Branco

0
6

Jovens de 20 a 29 anos de idade podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar
Começou nesta segunda-feira (18), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, para jovens de 20 a 29 anos de idade. A imunização, que também protege contra caxumba e rubéola, é realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde e, disponibilizada pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento na Sala de Vacinas acontece junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço; nas UBS dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45 e; às sextas-feiras, das 8h às 11h15 e das 13h às 15h.
A campanha, este ano, acontece em duas fases: de 07 a 25 de outubro, voltada às crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), e agora, de 18 a 30 de novembro, o grupo prioritário são os jovens de 20 a 29 anos de idade.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, explica que o sarampo é uma doença infecciosa, causado por um vírus transmissível e extremamente contagioso. Quando ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente. “O sarampo pode ser transmitido de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias e, os principais sintomas são febre alta, pele avermelhada, acompanhadas de tosse, coriza e conjuntivite”, afirma.
A chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Franciele Palavicini, disse que existem aproximadamente 13.000 jovens nessa faixa etária em Pato Branco. “Não temos os dados de quantos estão vacinados, por isso solicitamos que procurem as unidades de saúde, com a carteira de vacinação para ajuste das doses e, se imunizem contra a doença”, recomenda.

Dia D

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para jovens de 20 a 29 anos de idade, será realizado no sábado, dia 30 de novembro, das 9h às 15h, em todas as UBS dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim. Os moradores das comunidades rurais podem buscar atendimento em uma das UBS da cidade, mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização.
Concomitante ao Dia D, nas UBS também serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado em 01 de dezembro.
Neste dia, ainda, a população beneficiária do Programa Bolsa Família, poderá fazer atualização da carteira de vacinação.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here