Rede Municipal de Educação de Pato Branco recebe selo nacional de qualidade “Bom Percurso”

0
57

Ensino Fundamental foi reconhecido como destaque no projeto “Educação que Faz a Diferença”

O Ensino Fundamental da rede municipal de Pato Branco conquistou na tarde desta quinta-feira (25), em nível nacional, o selo de qualidade “Bom Percurso”, pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”. A premiação foi realizada pelo Instituto Rui Barbosa, Comitê Técnico da Educação Instituto Rui Barbosa e IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), associação civil para promover o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil, que analisou, em 2019, o desempenho de redes municipais de todo o Brasil.

O lançamento do estudo e o anúncio das redes educacionais contempladas com os selos, sendo eles, de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual, ocorreu através de um evento online transmitido pelo Youtube, onde a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura acompanhou de maneira remota. A conquista do selo representa os avanços que a educação em Pato Branco obteve nos quesitos: gestão, formação dos educadores, suporte estrutural e os diretamente ligados à aprendizagem como o atendimento em idade adequada. Em todo o país, foram premiados, apenas 118 municípios.

“Educação que Faz a Diferença”

A pesquisa para a conclusão do estudo “Educação que Faz a Diferença”, identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas por cada uma delas, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental e identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios.

O projeto contou com a adesão dos 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal. Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas pelas escolas municipais, 65 técnicos desses Tribunais de Contas realizaram pesquisas, sendo que o levantamento identificou as redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes, com a designação da avaliação através de selos,.

Educação em Pato Branco

A educação pública municipal obteve em 2017 uma conquista importante, o melhor IDEB do Paraná, entre cidades de médio porte. A Rede Municipal de Educação alcançou a média de 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A evolução foi grande, considerando que, em 2013, a média era 6.3. Para melhorar o desempenho, diversas ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

E atualmente, com 27 escolas municipais de Ensino Fundamental e 4.654 mil alunos matriculados, a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida de Carli, enalteceu o prêmio e o trabalho desenvolvido em Pato Branco. “Receber a informação de que o município faz parte deste seleto grupo reconhecido nacionalmente pelos bons resultados das boas práticas que vêm apresentando no Ensino Fundamental, faz bem. É um mérito de um esforço coletivo: dos profissionais da Educação, das famílias dos alunos que fazem a sua parte, da Equipe da Secretaria de Educação, que traça os rumos a serem seguidos e do Executivo que é comprometido com os processos educacionais.”

Fotos: Rodinei Santos/Prefeitura de Pato Branco

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco