Prefeitura de Pato Branco promove rodada de negócios com produtores rurais

0
11

Em reunião, realizada na quinta-feira (21), agricultores apresentaram seus produtos a supermercadistas do município
A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na tarde desta quinta-feira (21), no Largo da Liberdade, encontro com os produtores da Agricultura Familiar de Pato Branco, ocasião em que tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos a empresários supermercadistas do município, bem como, discutiu-se a respeito do incentivo à comercialização dos produtos. Atualmente, cerca de 45 produtores comercializam, no Mercado do Produtor, uma variedade de frutas, verduras, legumes, mel, geleias, embutidos e produtos de panificação, e também fornecem, diariamente, produtos para a merenda escolar da Rede Municipal de Educação de Pato Branco.
O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, afirmou que o encontro serviu para estimular o empreendedorismo dos agricultores e, também, para que as redes de supermercados conheçam os produtos de qualidade que são produzidos no município. “Esses momentos são de estímulo e troca de experiências, para que fiquem alinhados ao manejo de produção e hoje, especialmente, para que nossos mercados vejam a seriedade desse trabalho e possam dar preferência ao que é produzido aqui”, destacou.
O veterinário e coordenador da Vigilância Ambiental de Pato Branco, Rodrigo Bertol, ressaltou que foi um encontro de formalização do processo de políticas públicas da agricultura familiar, de integração de todos os setores e de demonstração de produtos. “É uma forma de discutirmos sobre o comércio do Mercado do Produtor, da Merenda Escolar e de aproximá-los das redes supermercadistas da cidade. Hoje, a agricultura familiar é a mola principal da agricultura de Pato Branco, desenvolvendo toda a parte sustentável do processo econômico, ambiental e social”, salientou.
Representando, no encontro, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), o empresário Vinicius Lachman enfatizou que foi importante conhecer os produtos e a realidade do mercado da Agricultura Familiar de Pato Branco. “Nós, supermercadistas, somos muito práticos, olhamos questões tributárias e coisas que nos interessam e esquecemos da importância da fixação do homem no campo, do trabalho de longa data e, entender a necessidade deles e como podemos ajudar na comercialização desse produtos e mobilizar essa cadeia é fundamental”, avaliou.
A chefe do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Bruna Rebonatto, disse que todas as escolas da rede municipal utilizam produtos da agricultura familiar. “São hortifrutis, panificados, cuca e macarrão, produtos maravilhosos, saudáveis, bem embalados, que alimentam nossos alunos, proporcionando uma alimentação nutritiva e balanceada”, afirmou.
O vice-presidente do Mercado do Produtor, Edson Luiz Zierhut, destacou que esses encontros são necessários para que possam acompanhar a modernização da cadeia produtiva e, também, para que novas pessoas conheçam seus produtos. “Eu comercializo há 15 anos brócolis, couve-flor, agrião e, poder mostrar um pouco mais do que fazemos para os mercadistas é um passo importante e uma demonstração de valorização com o nosso trabalho”, frisou.
Capacitação
Foi realizado também, no encontro, a entrega de certificados para os produtores rurais que
participaram da “Capacitação em Boas Práticas de Fabricação”, promovida pelo Departamento Acadêmico de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Emater Paraná e Prefeitura de Pato Branco. O curso aconteceu em outubro, com duração de oito horas e abordou conteúdos de contaminação de alimentos, higienização de alimentos e utensílios, qualidade da água e sistema de garantia da produção segura de alimentos.
Elione Maria Vanz, da Linha Cachoeirinha, começou a vender seus produtos – cucas e pães, no Mercado do Produtor, há um mês, e contou que foi muito proveitosa a capacitação. “Aprendi várias técnicas para oferecer mais qualidade nos meus produtos. Quando trabalhamos com produtos processados, precisamos tomar mais cuidado com a higiene”, disse.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here