Pato Branco conta com Agronet, internet no campo

0
16

Programa inédito, idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, alcançará 100% das comunidades

As comunidades de Alto Paraíso, Fazenda da Barra, Independência, Passo da Pedra, Rio Gavião, Sede Gavião, Teolândia e Vila Bonita já estão conectadas com o Agronet, programa de internet gratuita para o campo. A iniciativa é da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Ampernet Telecom, Coopertradição, CybertechNet e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – câmpus Pato Branco.

No total, são 50 pontos de internet instalados em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), pavilhões da área rural e pontos intermediários, abrangendo todas as comunidades. O Agronet é um programa que visa impulsionar novos negócios; democratizar a informação; viabilizar o desenvolvimento do campo, através da inovação; e colaborar significativamente para a agricultura de precisão.

Os secretários municipais de Agricultura, Clodomir Ascari, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, estão acompanhando os trabalhos de instalação e implantação do programa. “Estamos sendo recebidos com alegria pelas famílias, elas agora estão conectadas com o mundo, recebendo uma internet de qualidade que irá oportunizar uma melhor comunicação e novas oportunidades. Entre elas, a possibilidade de conectar os maquinários diretamente com a assistência técnica, o monitoramento do plantio e da colheita e uma melhor automatização da produção leiteira, bem como, dos aviários. Além dos benefícios para quem reside há, ainda, para quem precisa ir até o local para os negócios, com a comercialização de insumos e produtos, assim como, para os turistas, que visitam nossas comunidades”, explicou Clodomir.

O Agronet conta, ainda, com a instalação de seis estações meteorológicas, que possibilitam a coleta de dados para execução de projetos de agricultura 4.0, e disponibilizados 23 drones, de alta resolução, para o levantamento de informações topográficas e outras relacionadas à agricultura. Em áreas próximas, não será necessária a instalação de nenhum equipamento, por parte do usuário, para receber a internet, apenas conectar seu smartphone ou notebook.

Mais informações pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here