Palmense representará o Sudoeste no topo da carreira de Pedagogo no Brasil “O professor pelado” em Belém, dia 16, no Centur

0
12

O espetáculo teatral “O professor pelado” (fotografia em anexo, de autoria de Graziela Kohl Ribeiro), será apresentado no Congresso Brasileiro de Pedagogos e demais Educadores, que acontece entre os dias 15 e 16 de Novembro, no Centur, em Belém do Pará. É apresentado pelo pedagogo Rodrigo Kohl Ribeiro, ator e diretor de teatro, natural de Santa Cruz do Sul – RS, radicado em Palmas, Sudoeste do – Pr. Ribeiro também irá ministrar no evento, a palestra “O despertar pedagógico”.
Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná, hoje IFPR Camus Palmas, Rodrigo Kohl Ribeiro também atua ministrando formação continuada de professores no Sudoeste e Sul do Brasil.
Segue abaixo release completa sobre o congresso. Mais informações sobre o espetáculo, podem ser encontradas em pesquisas simples nos sites de busca pelo nome da peça “O professor pelado”.
PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA BRASILEIRA FARÃO EM BELÉM DO PARÁ SUA PRIMEIRA REUNIÃO NACIONAL
Congresso Brasileiro de Pedagogos e demais educadores vai acontecer semana que vem.
Sob o tema voltado para “os desafios dos pedagogos e educadores no novo contexto político e social”, pedagogos, pedagogas e demais educadores de todo o Brasil farão a primeira reunião nacional. Será entre os dias 15 e 16 de novembro. De fácil acessibilidade, o local escolhido (Centur) já conta com as suas galerias praticamente lotadas, restando apenas algumas vagas.
Assina a realização do Congresso, nada menos que a Associação dos Pedagogos do Estado do Pará – (Asspeepa), presidida pelo pedagogo Jean Lobato, líder do Movimento Nacional dos Pedagogos, o qual assina sua promoção. Também é uma realização da Asspeepa, a “Caminhada pela PAZ na EDUCAÇÃO do Estado do Pará”, que acontecerá dia 23 de novembro, com saída às 8 horas do Teatro da Paz, também em Belém. Para maiores informações a respeito do congresso, a Asspeepa disponibiliza o número (91) – 982786489 e os sites asspeepa.com e sympla.com.br .
Dois momentos chamam mais à atenção no Congresso, quais sejam a esperada palestra nacional com Moacir Gadotti, intitulada de “Perspectivas Atuais da Educação”, que acontecerá a partir das 13 horas do dia 16 e o espetáculo teatral “O Professor Pelado”, escrito e dirigido pelo Pedagogo Rodrigo Kohl Ribeiro, de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul, que acontecerá a partir das 14:30 do mesmo dia.
Moacir Gadotti possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade. Atualmente, é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Paulo Freire.
O espetáculo teatral “O professor pelado” está inteiramente ligado à profissão do Educador. Em mais de três anos de estrada pelo Sul do Brasil, a peça passou por um público superior a 20 mil pessoas, em comunidades escolares diversas. Após o espetáculo, o seu idealizador, pedagogo Rodrigo Kohl Ribeiro irá proferir a palestra “O despertar pedagógico”, em que discute aspectos do espetáculo e os relaciona com o despertar do Educador para sua profissão.
Na programação do Congresso, que conta com palestras, painéis, atracões culturais, serão abordados outros temas, como a Base Nacional Comum Curricular e sua relação com os meios digitais, a Relação do Autismo com a Inclusão Escolar, A relação da motivação com a qualidade de vida do profissional da Educação, além de reflexões sobre os desafios da Educação Contemporânea e a execução da BNCC, bem como a capacidade de aprendizagem em relação à cognição.
Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor da Educação Infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. Pode também atuar na Educação Infantil e na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala. Fora das salas de aula, o pedagogo também é encontrado em ambientes escolares e não-escolares. Nos ambientes escolares o Pedagogo é Gestor escolar ou Coordenador Pedagógico. Além da Pedagogia no âmbito escolar, atualmente o papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação informal. Portanto a pedagogia se divide contemporaneamente em dois ramos: a PEDAGOGIA ESCOLAR e a PEDAGOGIA NÃO-ESCOLAR.
Enquanto que a pedagogia escolar, conforme o próprio nome diz, envolve-se com os processos de ensino e aprendizagem nas escolas, a não-escolar tem o olhar para dois processos formativos-educativos de ensino e aprendizagem: a educação referencial-afetiva que deve ser construída pela família, nos viés da ancestralidade, da consanguinidade e/ou da afinidade parental, e onde o pedagogo tem papel de assessoria, consultoria, atendimento clínico individual ou em grupo, e onde as Escolas de País tem sido uma constante, na busca da formação básica didático-pedagógica de pais e responsáveis para bem conduzir suas funções educativo-formativas junto aos seus filhos ou pupilos; e também o olhar para a socioeducação, que é a educação na comunidade, no vivido-compartilhado, no dia-a-dia, na rotina, no cotidiano, no trabalho, nas Organizações, nas relações religiosas, enfim na vida sócio-comunitária em geral (excluída a família e a escola). Entram neste leque a pedagogia empresarial, pedagogia social, pedagogia hospitalar, pedagogia de multimeios, pedagogia cultural, pedagogia ambiental, fiscal, cívica, política, desportiva, para o trânsito, pelo trabalho, direitos humanos, etc…
CAMINHADA PELA PAZ
A Caminhada pela Paz na Educação do Estado do Pará, ocorrerá no dia 23 de novembro de 2019, com objetivo de unir todos os educadores e Pedagogos em prol da Paz pela educação e a luta pela Regulamentação da profissão de pedagogos.
O percurso para a caminhada será na Doca de Souza Franco, lugar de grande repercussão e movimento da cidade de Belém.
Os Educadores e pedagogos farão o percurso será da seguinte forma: iremos nos concentrar na frente do TEATRO DA PAZ e seguiremos até o CAM que fica na Av. Nazaré em frente à Igreja de Nazaré, onde iremos mostrar que queremos Paz e a valorização da Educação e a Regulamentação deste profissional de suma importância para educação brasileira O PEDAGOGO, o qual é o gestor da educação básica, ou seja a base para educação e conhecimento de todos os profissionais.

Fonte: JEAN CARLOS NASCIMENTO LOBATO
Presidente da ASSPEEPA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here