MUDO OU NÃO MUDO

0
10

Luiz Antonio Farol, conferencista e palestrante renomado, ao falar sobre mudança a um grupo de empresários renomados foi falando o que nós estamos tentando escrever.
Decidir não mudar ou fazer de conta que nada está acontecendo.
A organização está mudando para sobreviver e prosperar. Ao invés de bater nossa cabeça contra a parede da dura realidade, e isso chegar a atingir a nossa alma, vamos investir nossa energia em rápidos ajustes. Vamos nos mover quando a organização mudar. Pratiquemos alinhamentos instantâneos. Nossa própria decisão pode fazer mais para determinar nosso nível de estresse do que qualquer outra coisa dentro da organização. Vamos nos cuidar com a paralisia de paradigmas. Não vamos aceitar conselhos do tipo: “Sempre foi assim , sempre deu certo”, ou aquele outro famoso: ” Em time que está ganhando não se mexe!”. Ainda há administradores que dizem: ” No andar da carroça as melancias se ajeitam”. É bom lembrar que neste ditado estão duas coisas: um burro e uma carroça! Isso não pode nos servir de exemplo e à nossa empresa.

Aceite o fato consumado e continue andando.

Não estacione.

Não ceda ao sedutor impulso de sentir pena de si próprio, ao menos por longo período. Agir como vítima ameaça o seu futuro. Use o melhor de você para não valorizar frustrações e parecer improdutivo diante da situação. Mantenha sua autoestima, junte as peças e planeje-se para o futuro. É hora de realinhar seus propósitos e rearrumar sua visão para o futuro. Nesta hora é preciso avaliar os pessimistas. Em tempo de mudanças aqueles que dizem que não dá para fazer, devem sair do caminho daqueles que estão fazendo.

Tentar jogar um novo jogo com velhas regras.
Vamos estudar a situação atentamente: Façamos uma imagem de como o jogo mudou, visualizemos o tabuleiro, e todas as suas peças. Reavaliemos as prioridades e veremos como estas serão reordenadas. Vamos decidir quais aspectos de nosso trabalho devemos focalizar para elevar sua efetividade ao máximo. Pergunte: O que hoje é impossível de fazer na nossa empresa, mas que se fosse feito modificaria radicalmente o que estamos fazendo. Pergunte-se: O que hoje é impossível de se fazer na nossa vida, mas que se fosse feito a modificaria radicalmente. Brinque com estas perguntas, pois vai ter que encará-las.

A Sicoob Valcredi Sul é uma cooperativa que muda e se transforma em favor de sua comunidade e para continuar sendo sempre uma cooperativa do bem.

Fonte: Antonio Abilio Mantovani

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here