Mais de 8.500 alunos retornaram às aulas na Rede Municipal de Pato Branco

0
9

Ano letivo de 2020 teve início nesta quarta-feira (05)

Mais de 8.500 alunos da Rede Municipal de Pato Branco voltaram às aulas na manhã desta quarta-feira (05). Cada uma das 26 escolas municipais e dos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) prepararam uma programação especial para receber os estudantes e seus familiares. Para o ano letivo de 2020, são 4.560 crianças matriculadas no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 4.046 na Educação Infantil (0 a 5 anos e 11 meses).

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, enfatizou que as crianças foram esperadas com muito carinho. “As escolas realizaram uma programação criativa para encantar os estudantes e para que se sentissem bem neste ambiente de aprendizado. Para este ano, nosso desafio é executar estratégias diferenciadas para envolvê-los cada vez mais na busca de conhecimentos inovadores, além da integração e aproximação com as famílias”, ressaltou.

Entre os principais projetos para 2020, Heloí salientou a continuidade do programa Clique Conhecimento, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito, oficinas de robótica aos 4º e 5º anos, oficinas diversas ofertadas para os alunos do Tempo Integral, principalmente na Escola Municipal de Artes e no espaço da AABB Comunidade.
Além disso, a secretária lembrou que, desde 2013, foram inaugurados, em Pato Branco, dois novos CMEIs, nos bairros São Cristóvão e no Parque do Som e, escolas no bairro Veneza, na comunidade de Passo da Ilha, e a Escola Municipal UdirCantu Baru, que atende alunos dos bairros Alto da Glória e São João; o início das atividades na Escola Municipal Edelvira Roldo de Col, no bairro São Francisco, que será inaugurada em breve, bem como, neste semestre ainda será concluída a construção do CMEI do bairro São Francisco e iniciada a obra do novo CMEI para o bairro Planalto.

Outro fator positivo, destacado por Heloí, é o foco na aprendizagem das crianças, que também pode ser percebido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Pato Branco, cujo crescimento se mantém constante. Em 2013, a média era 5,9; em 2015 aumentou para 7,1 e em 2018 para 7,5.

A diretora da Escola Municipal Veneza, Elza Kreczkiuski, frisou que os alunos estavam sendo aguardados. “Nossa equipe se preparou para acolhê-los com amor. Esperamos que seja um ano de muitos conhecimentos, que tudo dê certo e que os pais permaneçam próximos da escola, acompanhando a educação dos seus filhos”, enfatizou.

Osmarina Cecilino dos Santos, mãe de Elisama (2º ano) e Elidanabe (5º ano), alunos da Escola Municipal Santos Dumont, avaliou que o Ensino Municipal de Pato Branco é de muita qualidade. “Essa escola é muito boa, me sinto tranquila em deixar meus filhos aqui. A educação do nosso município é de excelência. É o céu”, afirmou.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here