Mais de 40 mil alunos visitarão a Inventum 2019

0
8

Até quarta-feira (13), estudantes de Pato Branco, região e outros estados irão participar da Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco

A segunda-feira (11) foi movimentada na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, com a visita de milhares de alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de Educação de Pato Branco, bem como, de diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao Parque de Exposições, conhecendo as novidades da Feira. Até quarta-feira (13), quando termina o evento, mais de 40 mil estudantes, de cerca de 300 escolas, deverão passar pelo evento. Somente de Pato Branco, cerca de 15 mil alunos passarão pelo espaço.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, a Inventum é uma oportunidade para os alunos. “Aqui eles podem ter contato com componentes que remetem a vários conceitos e aprenderem, de forma interativa, demonstrando que a educação pode ser muito mais interessante. Além disso, visualizam possibilidades, tanto de ingressar no ensino superior quanto de, mais tarde, serem empreendedores. A Feira desperta os alunos para as oportunidades que o conhecimento gera”, ressaltou Géri.Amanda Girotto, do 8º ano, da Escola Básica Municipal Irmã Neusa, de São Lourenço do Oeste (SC), disse que estar na Inventum 2019 foi uma oportunidade única. “Foram muitas as descobertas e os conhecimentos. Tem atrações históricas, como do Museu do Egito, até espaços com tecnologias de última geração”, avaliou.

Maycon Melo, do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, de Encantado (RS), percorreu cerca de 500 quilômetros para visitar a Inventum 2019 e contou que valeu a pena. “É muita felicidade, é gratificante estar aqui, fazer esse passeio e explorar espaços com tantas novidades”, enfatizou.

Samuel Lima dos Santos, do 5º ano, da Escola Municipal Vila Izabel, de Pato Branco, afirmou que a Feira é diferente de tudo o que já viu. “Adorei a exposição da mitologia egípcia. Quem não gosta de saber sobre história? A Inventum tem muitas coisas impressionantes”, comentou.

O estudante Kauã Bueno, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Arnaldo Busato, de Coronel Vivida, salientou que entre tantas atrações que gostou, o que mais chamou atenção foi o Museu do Videogame. “Me reconheci com esses jogos, com essa história, com tantas tecnologias. É animal. Está muito legal, não cheguei a visitar tudo, mas já gostei”, ressaltou.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Rocha Pombo, de Pato Branco, Silvia Leão, a Inventum vem ao encontro com o trabalho realizado com os estudantes. “No nosso plano de ensino temos atividades focadas na tecnologia e inovação e a Feira vem reforçar a importância de buscar novos conhecimentos nessa área”, observou.
Inventum 2019

4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:
Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR): Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.
Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here