FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA GERA DOENÇAS

0
20

É notável e crescente o avanço de novas doenças, cada ano que passa surge vários tipos de novas epidemias surgindo. Cada vez estamos mais susceptíveis, nosso organismo vive em guerra constante com agentes infecciosos, sempre tentando criar anticorpos para nos defender. Nossa geração é a “geração das vacinas” todo ano temos que tomar uma enxurrada de vacina para podermos nos imunizar contra possíveis doenças e até mesmo por doenças já instaladas que não são fáceis de curar. Mas a pergunta que eu faço é POR QUE TUDO ISSO ESTÁ ACONTECENDO?
Voltamos lá nos primórdios da humanidade. Estudamos em história que os antigos povos que habitavam a terra eram nômades, portanto, viviam se locomovendo por todo o mundo. Muitas vezes andavam cerda de 30 km todos os dias. Esses por sua vez não contraiam doenças e ainda duravam muitos anos. Esses povos corriam, pulavam, nadavam, caçavam enfim realizavam suas atividades do dia a dia dispendendo de um grande gasto energético e por sua vez também tinham uma saúde de ferro. Com o passar do tempo notou-se que esses povos deixaram de ser nômades e passaram e residir em locais fixos, começaram a armazenar alimentos, cultivar plantas. Desta forma diminuindo suas atividades laborais do dia a dia.

Com o passar do tempo esse comodismo e avanço da industrialização e tecnologia as pessoas começaram a ganhar muito peso e como consequência começou a surgir doenças relacionadas ao ganho de peso. Diabetes, hipertensão e doenças cardíacas são alguns exemplos além de doenças respiratórias e neurológicas. Até que nosso organismo deixou de ser tão forte como antes para ficar muito mais susceptível a adquirir várias enfermidades ao longo do tempo.

Onde quero chegar é simples, a prática regular de atividade física trás muitos benefícios além da estética trás benefícios para a saúde. Desta forma a dica desta coluna é acumule pelo menos 30 minutos de atividade física programada todos os dias. Cuide de você a sua saúde agradece.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here