Eleições 2020: Nove vereadores devem tentar reeleição em Palmas

0
7

A Câmara de Vereadores de Palmas deverá ter, pelo menos, nove candidatos à reeleição no pleito de outubro deste ano. Levantamento da Rádio Club/RBJ aponta ainda que a ampla maioria dos parlamentares deverá aproveitar a chamada janela partidária para trocar de sigla.

Desde a última quinta-feira (05), o vereador que quer concorrer às eleições municipais de 2020, seja como candidato à reeleição ou para o cargo de prefeito, pode fazer a mudança de partido sem ser punido. O prazo para mudança vai até 3 de abril, 6 meses antes do pleito eleitoral, que terá o 1º turno em 4 de outubro. Mudança fora do prazo pode ser enquadrada como infidelidade partidária e levar à perda do cargo.

Entre os que deverão trocar de partidos estão os vereadores Paulo Bannake, atualmente filiado ao Rede, Luiz Guesser (MDB), Nilson Buttner (Laco – PTB), Luiz Otávio Sendeski (PDT), Jucélia Paim (PL) e Izaias Mikilita (PTB). Já os que estão em situação indefinida, podendo mudar de sigla, são José Adilson de Almeida (PTB), Ademar Santos Nunes (PRB) e Rafael Bosco (DEM). Silvana Ribas (MDB), Edson Kemes (Lagarto – PDT), Marcos Gomes (PSC) e Mauro César de Almeida (Polaco – PSB) deverão permanecer nos mesmos partidos.
De olho nas eleições de outubro, Paulo Bannake, Luiz Guesser, Laco, Luiz Sendeski, José Adilson, Nunes, Silvana Ribas e Polaco deverão ser candidato à reeleição. Izaias Mikilita, Lagarto e Célia Paim afirmam que não serão candidatos à vereança, mas poderão pleitear outros cargos. Por sua vez, Rafael Bosco diz que, a princípio, não deverá ser candidato em 2020. O atual presidente da Câmara, Marcos Gomes, também afirma que não disputará qualquer cargo neste ano.

Outro vereador que também deverá disputar as eleições deste ano é Fernando Souza, que atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal de Assistência Social. Licenciado da Câmara, com o vereador Polaco assumindo sua vaga, Souza deverá retornar ao Parlamento na última semana de março. Atualmente filiado ao Patriotas, informa que buscará outro partido para pleitear um novo mandato de vereador.

Fonte: Portal RBJ
Guilherme Zimermann

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here