COLÉGIO ESTADUAL SEBASTIÃO PARANÁ – CESP

0
17

BREVE RELATO VIVENCIADO NO PERÍODO DE PANDEMIA

No dia 20 de março o Colégio Estadual Sebastião Paraná, município de Palmas, instituição que pertence ao NRE de Pato Branco, fechou seus portões em virtude da pandemia: COVID-19. Todos sabem que o dinamismo de uma escola está no movimento estudantil: alunos correm, brincam, se abraçam, se confraternizam, estudam, fazem amizades, estabelecem vínculos afetivos, muitas vezes por toda uma vida. Entre tantas situações do dia a dia escolar está presente o compromisso do professor para com seu aluno. O servidor público sempre presente para acolher e amparar, a equipe gestora para mediar o processo de ensino e aprendizagem, encaminhando ações durante o ano letivo.

A pandemia trouxe prejuízos incalculáveis. Passamos por momentos difíceis, sequer conseguimos informar aos nossos alunos porque estavam sendo dispensados da escola no dia 20 de março. Incertezas do que viria pela frente, esperança de um breve retorno e quiçá respostas para o que estávamos vivenciando naquele momento. Infelizmente o tempo se alargou e ainda hoje nos mantemos esperançosos pelo possível retorno. Alunos e familiares questionam: quando vamos voltar? Não temos respostas, mas a certeza de que a nossa vontade é de estarmos todos juntos no espaço da escola.

É do conhecimento dos alunos da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que desde o dia 6 de abril de 2020 a Rede Estadual está trabalhando com ferramentas online de ensino do Aula Paraná. Os alunos que não tem acesso a internet e/ou que não possuem equipamentos compatíveis a proposta, estão sendo assistidos com material impresso, os quais são retirados com periodicidade junto as Instituições de Ensino nos dias de plantão: atendimento a comunidade escolar.

Para que fosse possível atender os estudantes o Governo do Paraná desenvolveu ferramentas para atingir o maior número de alunos durante o período de pandemia, o qual se estende até o momento. Os recursos online ofertados foram: canais digitais de TV aberta, aplicativo de celular que fornece internet gratuita aos estudantes e um canal do Youtube. O Aula Paraná começou a ser transmitido no dia 06 de abril, e por dia são produzidas mais de 36 aulas a todos os alunos da rede. Além da TV aberta, as aulas também são transmitidas no Canal do Youtube Aula Paraná. Além dos canais de TV e Youtube, os alunos possuem acesso ao aplicativo Aula Paraná e ao Google Classroom, onde podem realizar atividades e marcar presença.

No CESP estamos enfrentando dificuldades em relação ao percentual dos alunos que estão conseguindo acessar as ferramentas online, o Classroom – recurso que estabelece o contato direto entre professor e aluno. A análise feita pela Equipe CESP está vinculada a vários fatores: a falta de condições de acesso, o não interesse do aluno, falta de cobrança dos pais, desestimulo diante do novo, falta de cultura para uma rotina de estudos individualizada, entre tantos outros fatores. Em relação aos materiais impressos a realidade não é muito diferente, conseguimos atingir um percentual significativo, mas não suficiente para atingir a maioria, sendo que os motivos se assemelham ao já relatado.

A Equipe CESP tem trabalhado muito para atingir resultados positivos em relação ao atendimento aos alunos. Preocupa-se com a aprendizagem e sabe que o ano letivo sem a mediação do professor está comprometido. Motivo que leva a alertar alunos e familiares: se está difícil com a participação ativa e efetiva por parte dos alunos diante das propostas apresentadas, sem a participação, mais difícil será e o comprometimento e a defasagem será ainda maior.

Esse é o momento do auxílio mútuo, da colaboração, do trabalho coletivo. A família sabe que pode contar com a escola. Participe, não deixe as dificuldades vencer você, mostre sua garra, sua força de vontade e enfrente esse momento como um vencedor.

Fonte: CESP

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here