Câncer de pele o maior inimigo dos brasileiros

0
16

A Sociedade Brasileira de dermatologia, por meio de suas pesquisas e relatórios, informa que aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer de pele e que este número esta crescendo gradativamente conforme os anos. A estimativa é de que aproximadamente 6 milhões de brasileiros não usam protetor solar e as consequências são severas, sendo que o câncer é a segunda causa de mortes no país.
As pesquisas indicam que, se os brasileiros não mudarem este mal hábito de não usar protetor solar e se expor excessivamente ao sol, é inevitável que o número de pessoas com câncer na pele aumente consideravelmente. A estimativa é que em 2030 o Brasil chegue a 27 milhões de casos novos relacionados ao câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.
Por meio desta publicação desejamos alertar aos moradores de Palmas e região sobre a importância do cuidado com a pele. Independente do gênero ou idade use protetor solar, este ato evitará futuros problemas de saúde, especialmente aos trabalhadores que permanecem muito tempo expostos a luz solar.
Especialistas indicam que entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde são os momentos em que o sol fica mais forte e devemos evita-lo, caso não seja possível, usar proteções como chapéu, dar preferência a roupas compridas ou de algodão, por mais que seja quente, pois o nylon consegue reter 50% da radiação UV enquanto o algodão retém cerca de 90% das radiações UV, e usar protetor solar com fator de 30 FPS.
No caso dos trabalhadores ao ar livre é importante ressaltar a necessidade de usar um protetor acima de 30 FPS e reaplica-lo a cada 2 horas, pois seus efeitos vão decaindo conforme a quantidade de tempo que permanecemos na luz solar. Por mais que seja cansativo ou alguns pensem ser desnecessário, previna-se, melhor cuidar da saúde do que trabalhar para pagar medicamentos e contas em hospital devido a um problema que poderia ser evitado.
Os estudos indicam, também, que aproximadamente 20% das crianças e adolescentes não se protegem dos raios UV, deste modo, pedimos aos pais que nas voltas as aulas alertem e ensinem seus filhos a usarem protetor solar e avise-os sobre as horas que devem ou não permanecer expostos ao sol. O câncer é mais propenso em adultos acima de 30 anos, mas todo cuidado é pouco e deve ser devidamente analisado.
A precaução deve ser redobrada para adolescentes, principalmente meninas, que seguem tendências estéticas estrangeiras, na qual desejam ter a pele bronzeada para ser mais bonita de acordo com os padrões de moda e por este motivo ficam muito tempo expostas a luz solar.
Atenção!

O alerta deve ser especialmente recomendado para pessoas que possuem cabelos avermelhados, pele pálida e sardas, pois seus genes facilitam a contração de câncer devido a exposição solar.
Previna-se!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here