10 DOENÇAS CAUSADAS PELA OBESIDADE

0
29

1- Doença cardíaca
É todo tipo de doença relacionada ao coração o que inclui ataque cardíaco, angina e parada cardíaca. Normalmente, ocorre um bloqueio nas artérias que impede que o sangue chegue ao coração ou há uma alteração no ritmo cardíaco. Sua principal causa está ligada há presença de outras doenças como colesterol alto, diabetes e pressão alta. Já a obesidade, dificulta o transporte de sangue a todas as células do corpo. Dados mostram que esse grupo de pessoas tem maior chance de sofrer um ataque cardíaco antes dos 35 anos.
2- Osteoartrite
É um problema nas articulações que provoca dor e rigidez e frequentemente afeta joelhos, costas e quadril. O excesso de peso exerce uma pressão maior e desgasta a cartilagem (tecido que reveste o osso e tem a função de amortecer), isso gera dor intensa no local.
Também, o fato de ter um nível maior de gordura no sangue pode causar inflamação aumentando a chance de ter osteoartrite. Além disso, aumenta as chances de sofrer uma lesão na coluna, pois carrega o peso do corpo.
3- Acidente vascular Cerebral
É uma condição onde a circulação sanguínea em determinada parte do seu cérebro cessa provocando a morte das células. O tipo mais comum é o AVC isquêmico onde um coágulo impede a passagem de sangue para o cérebro. Também existe o AVC hemorrágico, onde o vaso sanguíneo explode.
O sobrepeso causa a hipertensão arterial que é a principal causa de AVC. Além disso, aumenta as chances de ter outras doenças que podem gerar um acidente vascular cerebral.
4- Diabetes
É uma condição onde os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal.
Pesquisas mostram que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 são obesas. Acredita-se que o excesso de peso provoque uma mudança nas células tornando-as mais resistentes a insulina. E é esse hormônio que converte o açúcar em energia. Então, a falta de insulina leva há um aumento no nível de açúcar no sangue.
Outro fator a ser levado em consideração é que com a perda de peso consequentemente haverá uma diminuição na quantidade de remédios ingeridos.
5- Câncer
O câncer ocorre quando as células de uma parte do corpo cresce de forma anormal. Muitas vezes essas células defeituosas se espalham para outros órgãos.
As células de gordura liberam hormônios que contaminam as células do crescimento. Pesquisas revelam que pessoas acima do peso tem 50% de chance de desenvolver câncer principalmente as mulheres.
6- Hipertensão
Nosso coração quando bate, bombeia sangue para todo o corpo por meio das artérias. Pra que isso aconteça é necessário que ocorra uma pressão.
Quando há uma grande pressão, com número superior há 140/90 mm Hg ocorre o que chamamos de hipertensão. Além disso, nosso corpo fica propenso a sofrer de outras patologias graves e fatais.
O sobrepeso eleva ainda mais a pressão porque o coração necessita bombear mais sangue. Também o excesso de gordura provoca falhas nos rins que é o órgão que regula a pressão.
7- Doença renal
Quando os rins não conseguem filtrar o sangue é indício de doença renal. As consequências para o corpo podem ser fatais já que as toxinas não são eliminadas.
A obesidade causa diabetes e hipertensão que por sua vez levam há doença nos rins. Na verdade, só o fato de está obeso causa alterações no órgão.
8- Apneia do sono
É uma patologia onde a pessoa para de respirar uma ou mais vezes durante o sono.
Devido ao excesso de peso corporal, há um acúmulo de gordura em volta do pescoço, o que deixa a via aérea menor. E ainda dificulta a respiração causando falta de ar de curta ou longa duração e o ronco.
Também, ocorre a produção de sustâncias inflamatórias que é um risco para desenvolver a apneia do sono.
9- Problemas na Gravidez
Os principais problemas que podem afetar a mãe e o bebê, são:
· Diabetes gestacional
· Nascimento prematuro
· Pré-eclâmpsia – pressão alta que ocasiona problemas graves
· Recuperação lenta
Obesidade na gravidez pode causar resistência á insulina o que leva a diabetes. Além disso, pode ocorrer problemas na cirurgia e a com a anestesia.
A mãe pode ter dificuldade para perder peso pós o nascimento e o bebê corre o risco de ter obesidade hereditária.
10- Disfunção erétil
Os dados mostram que homens obesos tem maior chance de sofrer algum tipo de disfunção erétil. O motivo se deve ao fato de ter hipertensão o que prejudica a circulação sanguínea no pênis.
Ainda, uma segunda causa para os problemas de disfunção erétil são a baixa auto estima e depressão devido a insatisfação com a aparência.
Fonte: http://www.webmd.com/diet/obesity/obesity-health-risks#1
https://www.niddk.nih.gov/health-information/weight-management/health-risks-overweight
https://www.consumerhealthdigest.com/weight-loss/diseases-due-to-obesity.html

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here