Pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados.
As causas mais comuns de dores nas costas são, normalmente, uma combinação de fatores como sobrecarga ou esforço físico extra, posturas incorretas, obesidade, sedentarismo e estresse.
Ao dormir devemos conseguir relaxar os músculos, pois esse é um dos grandes motivos para as pessoas acordarem com dor, pois a dificuldade em relaxar acaba provocando um mal estar. Algumas pessoas mantêm os punhos fechados, ou rangem os dentes, e isto dificulta um sono restaurador. O melhor conselho para esta situação é procurar a começar a relaxar algumas horas antes de ir para a cama.
O colchão também é um fator importante. Este deve ter uma densidade compatível com sua estrutura física. Nem muito mole, nem muito duro, mas suficiente para colocar a coluna alinhada durante o sono.
O colchão ideal é o semi-rígido, que mantém as curvas naturais do corpo quando deitado.
A postura correta para dormir é de preferência de lado, com o auxílio do travesseiro correto para o seu biótipo, isso favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral, evitando rotações, trações, hiperextensões no funcionamento correto de todo o corpo, proporcionando um melhor relaxamento muscular e assim um descanso físico adequado para encarar o dia seguinte.
Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro entre eles. Esta não pode ser confundida com a posição de feto, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.
Corrija-se e tenha bons sonhos!
Ludmila Binot