O que é?
Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos.
Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.
Observamos na pele a formação de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. Os locais comumente afetados são couro cabeludo, barba, axilas, virilhas e bumbum.
A maioria dos casos é superficial, entretanto em alguns casos o problema pode se aprofundar demorando mais para a melhora completa. Algumas pessoas não sentem nada no local – já outras podem apresentar coceira e dor.
Esta inflamação pode se curar sozinha. Em alguns casos torna-se grave ou com crises recorrentes. Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar este problema e o tratamento é fundamental nos casos persistentes.
Prevenção
Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite.
Manter a pele hidratada. A pele ressecada elimina as bactérias protetoras e favorece o crescimento de microorganismos danosos.
Cuidado ao fazer a barba: usar gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes. Evite aparelhos que perderam o fio da lâmina. Caso o seu esteja velho, é melhor trocar.
Caso seja possível, opte pelo barbeador elétrico.
Tratamento
O tratamento dependerá do tipo, da área de acometimento e da gravidade de cada infecção.
Podemos utilizar medicamentos tópicos (como pomadas, loções e cremes), antibióticos ou outras medicações orais e em alguns casos aplicação de tecnologia a laser para redução da inflamação local.
Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074 Sala 103 – Palmas – Paraná