A síndrome das unhas frágeis (SUF) é uma condição que afeta a saúde das unhas, tornando-as propensas a quebrar, rachar ou se dividir. Afeta aproximadamente 20% da população e é mais comum em mulheres. Os sintomas percebidos nas unhas são:
Quebra e descamação frequente
Ressecamento e rachaduras
Unhas finas e flexíveis
Alterações na textura e na cor
Crescimento lento e irregular
Sensibilidade e dor
Descolamento da unha
QUAIS AS CAUSAS MAIS COMUNS DA SUF?
Fatores Ambientais: Exposição constante à água e a produtos químicos sem uso de luvas, frio rigoroso ou calor intenso. Uso frequente de esmaltes e removedores, especialmente aqueles à base de acetona.
Nutrição e Saúde: Deficiências nutricionais podem causar o enfraquecimento das unhas, particularmente em casos de déficit de proteínas, vitaminas (como biotina, vitamina C e E) e minerais essenciais (como ferro e zinco). Doenças de tireóide, anemia, doenças renais e infecções também podem causar o enfraquecimento ou alterações anatômicas nas unhas.
Genética: Algumas pessoas possuem unhas finas e delicadas como uma característica herdada. Nesses casos, para minimizar os danos, é preciso adotar cuidados com as unhas e estilos de vida que minimizem os impactos dessas predisposições.
Estresse emocional: o estresse pode contribuir para o aumento da fragilidade das unhas, pois afeta a saúde geral do corpo e pode alterar o ciclo de crescimento das unhas.
COMO É O TRATAMENTO?
O primeiro passo é intensificar a hidratação das unhas. Unhas desidratadas tendem a se tornar ainda mais propensas a rachaduras e quebras. Incorpore na rotina diária o uso de cremes hidratantes, ceras ou óleos específicos para unhas com o objetivo de nutrir a unha e a cutícula.
Evite o contato com agressores externos: use luvas nas atividades em que há contato e, após a exposição à água ou ao uso de produtos de limpeza, é recomendável aplicar o hidratante. O mesmo vale para o uso de álcool em gel ou lavar as mãos no geral.
Use ativos fortalecedores de unhas. Já existem esmaltes ou bases fortalecedoras disponíveis no mercado que ajudam a estrutura e a firmeza das unhas.Na hora de escolher, selecione produtos que contenham nutrientes como queratina ou biotina.
Suplementos nutricionais. Aposte em uma alimentação balanceada e lembre-se de ingerir uma quantidade adequada de água ao longo do dia. Suplementos alimentares contendo biotina, vitamina E, ferro e zinco são frequentemente recomendados para fortalecer as unhas. No entanto, antes de iniciar qualquer suplementação, é aconselhável consultar um profissional de saúde para assegurar que seja apropriado para suas necessidades individuais.
Estabeleça uma rotina de cuidados: Evite a realização de práticas nocivas como roer as unhas, cutucar a cutícula frequentemente, manusear produtos químicos sem proteção, uso excessivo de removedores de esmalte à base de acetona. Em alguns casos, recomenda-se não cortar as cutículas até a recuperação total da saúde das unhas.
Acompanhamento com o Médico Dermatologista: Em casos de unhas frágeis persistentes é essencial consultar um dermatologista. Um profissional pode avaliar a condição das unhas, diagnosticar possíveis problemas de saúde e recomendar tratamentos específicos.
Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074
Sala 103 – Palmas – Paraná