Vigilância Sanitária promove ações contra a Dengue em Palmas

0
112

A Vigilância Sanitária, coordenação da atenção básica, agentes e colaboradores da área de saúde, participaram no último dia 07 de fevereiro de uma ação de prevenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti na região.

A reunião foi realizada na 7° Regional de Saúde em Pato Branco, tendo em vista que municípios da 8° Regional de Saúde, apresentaram alguns casos da doença. Para isso, entre os dias 11 a 15 de fevereiro, serão mapeados municípios da 7° Regional de Saúde para realizar um levantamento de índice de infestação.

Medidas serão tomadas pela Secretária de Saúde de Palmas, através da Vigilância Sanitária.

Em Palmas, à partir de hoje (11) os agentes de saúde e os agentes comunitários de saúde estarão indo nas residências para realizar busca por focos. A secretaria de saúde lembra que todas os agentes estarão identificados com crachá e material gráfico.

Sintomas
A dengue e a febre chikungunya são transmitidas pelo Aedes aegypti. A chikungunya também é transmitida pelo Aedes albopictus, transmissor da febre amarela. E embora os vírus tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Prevenção
A prevenção consiste em adotar medidas simples em casa e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, não deixando água parada em pneus, vasos e plantas.

É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A caixa d’água deve ficar sempre fechada, é preciso remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, encher de areia até a borda os pratinhos das plantas, guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo e colocar o lixo em sacos plásticas, mantendo a lixeira bem fechada.

Fonte: https://pmp.pr.gov.br/