Cuidado e precaução nunca é demais quando se trata de saúde. Por isso, o Departamento Municipal de Saúde está constantemente orientando e informando a população acerca das atitudes responsáveis de prevenção ao novo Coronavírus, reforçando a obrigatoriedade e importância do uso de máscara, de álcool em gel, de lavar as mãos frequentemente com água e sabão e evitar apertos de mãos, abraços, beijos e aglomerações.
Porém, nem todas as pessoas têm consciência da gravidade de atual situação. Coronel Domingos Soares, como vários outros municípios da região, decretou, ainda no ano passado, situação de calamidade pública, devido ao aumento no número de casos positivos e às dificuldades para internações, por exemplo. Mesmo assim, a Vigilância Sanitária municipal, cumprindo seu papel fiscalizador, já emitiu diversas advertências. Até o momento foram 330 termos de ciência em relação a decretos, 70 advertências, 8 multas e 3 pedidos de recurso (em análise).
A Prefeitura ressalta que a Vigilância Sanitária irá autuar quem precisar, inclusive com a aplicação de mais multas, em casos de reincidência de desobediência dos decretos estabelecidos. “Infelizmente, enquanto apenas é feita a advertência muitos não obedecem, não levam a sério. Mas, se for necessário, a equipe da Vigilância vai multar, porque daí, quem sabe, sentindo no bolso, começam a respeitar as outras pessoas”, disse o prefeito e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Jandir Bandiera, salientando que as medidas de prevenção servem tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, e é dever de todo cidadão respeitar e cobrar dos demais.
Fonte: Comunicação CDS