Vasinhos aparentes no nariz – porque surgem e como tratar.

0
3

A presença de pequenos vasos aparentes na lateral do nariz é muito frequente nos adultos. Mesmo sendo vasos mais dilatados que o normal, não ultrapassam o diâmetro de 1 milímetro. Seu surgimento ocorre por tendência genética, hormônios e envelhecimento. Além disso, a exposição ao sol pode acelerar ou agravar este problema.

Os pequenos vasos no rosto e nariz não representam grande perigo para a saúde. O incômodo costuma ocorrer pela questão estética, gerando desconforto e levando a pessoa a ter que disfarçar com maquiagem. Não costumam causar sintomas como coceira ou ardência.

Como tratar?

Graças à tecnologia e aos avanços da medicina, é possível tratar os vasinhos sem cortes e sem dor. O procedimento é feito com o laser transdérmico, que resseca os vasos, melhorando a aparência da pele.

A aplicação do laser leva menos de 1 hora e o paciente costuma perceber melhora já na primeira sessão. O número de sessões varia de paciente para paciente. O procedimento é não invasivo e realizado sem agulhas ou cortes. As atividades normais do dia a dia podem ser realizadas, sem necessidade de afastamento ou internação.

O tratamento com laser é doloroso?

O tratamento não é indolor, porém é bastante tolerável já que o desconforto ocorre por uma fração de segundos. Pomadas anestésicas também podem ser utilizadas para pacientes mais sensíveis à dor.

Os resultados são permanentes?

Nenhum procedimento de varizes e vasos deve ser visto como permanente. É importante dizer que novos vasos podem surgir meses a anos após o tratamento, já que os fatores causadores nem sempre podem ser retirados. O conselho que dou aos meus pacientes é: após o término do tratamento, retorne para uma sessão de manutenção anual. Desta forma, já tratamos os novos vasos assim que surgirem.

Quais os cuidados antes e após o laser para vasos nasais?

Após o procedimento deve-se manter a pele hidratada, suspender pomadas ou ácidos agressivos à pele até a recuperação completa, evitar exposição ao sol além de uso diário de protetor solar com FPS 50 ou mais.

Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074
Sala 103 – Palmas – Paraná