Entramos em mais esse assunto devido a pesquisa através das redes sociais , e percebeu-se que há uma dúvida sobre o que é o assédio sexual, então vamos aqui lhes apresentar as informações sobre e o mal psicológico que pode causar as vítimas. O assédio sexual é definido por lei como o ato de “constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função” (Código Penal, art. 216-A). O assédio sexual pode ser muito frequente no ambiente de trabalho. Em março de 2021, a ONU Mulheres do Reino Unido divulgou uma pesquisa com dados alarmantes. Segundo o estudo, 97% das mulheres com idades entre 18 e 24 anos já sofreram assédio sexual em algum espaço público no país. Os números britânicos acompanham a realidade brasileira. Em 2019, pesquisa do Instituto Patrícia Galvão revelou que, no Brasil, 97% das entrevistadas afirmaram ter sido vítimas de assédio em meios de transporte e 71% conhecem alguma mulher que já sofreu assédio em espaço público. O machismo, a homofobia, a xenfobia e a importunação sexual são apenas algumas das causas deste tipo de assédio.
Mas no que isso impacta a questão psicológica de uma vítima de assédio sexual Quando uma pessoa é vítima de violência, pode ter reações muito variadas durante ou após a situação, quer ao nível das emoções, quer ao nível dos pensamentos e/ou comportamentos – a isto chama-se o impacto da vitimação. Essas reações são normais tendo em conta o que se passou e sobretudo se pensarmos que a violência sexual contra crianças e jovens é algo pelo qual ninguém espera ter de passar. São também reações temporárias – o que significa que a vítima não se vai sentir, pensar e comportar dessa forma para sempre. A forma como a vítima reage à situação depende de muitos fatores, o apoio que essa vítima recebeu ou a falta dele, o julgamento de colegas ou pessoas próximas , fato é vítimas desse tipo de violência podem desencadear baixa estima , ansiedade, distúrbios de personalidade.
Hoje em dia se fala muito sobre importunação sexual também , onde vemos constrangimento em ônibus, metrôs, trens, na rua com as “cantadas” piadas de mal gosto ou características pejorativas e de duplo sentido, O termo “importunação sexual” significa qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima, ou seja, é caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma NÃO CONSENSUAL, com objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.
Devemos sempre estar atenta nas ruas , espaços públicos, e festas para não ser pega de surpresa, mulher o NÃO , que você fala tem peso sim não esqueça disso , a lei é para todos e é um direito seu a dignidade de não ser importunada e assediada e poder usar a roupa que quiser aonde quiser por que roupa não é convite.
Você mulher, esteja passando por qualquer tipo de violência não se cale DENÚNCIE . Disque 180 Central de Atendimento à Mulher.