Cárie dentária ou simplesmente cárie, é um dos problemas de saúde bucais mais comuns da humanidade, sendo a segunda doença mais comum, ficando atrás apenas dos resfriados. Além de ser o maior problema em consultórios odontológicos.
A cárie acontece quando há um desequilíbrio no meio bucal que favorece a desmineralização do esmalte do dente, pois quando restos de alimentos permanecem na boca, o pH salivar fica ácido, o que favorece o acúmulo de Streptococcus mutans (um dos principais microorganismos que geram a cárie). Este produz ainda mais ácido que com o tempo resulta na perda da superfície dentária e na formação da cavidade.
A principal causa do surgimento da cárie no dente é a falta de higiene bucal associada ao consumo exagerado de alimentos e bebidas com açúcar. Por isso, ela pode ser evitada. Basta haver mudanças na alimentação e na higiene oral. Com o hábito de manter uma alimentação saudável e balanceada e escovar os dentes diariamente, lembrando de usar o fio dental, é possível paralisar a ação bacteriana nos dentes.
E não se esqueça, é fundamental visitar o dentista regularmente, pois ele pode fazer uma avaliação precisa da sua saúde bucal.