A competição é a maior da América do Sul e uma das mais tradicionais do mundo.
A palmense Eduarda Gomes, de 11 anos, vem se firmando como uma das promessas do tênis brasileiro. A jovem conquistou, o título da Copa Mundial de Tênis Banana Bowl 2024, categorias: simples e duplas – 12 anos, disputado entre os dias 04 e 10 de março, no Alphaville Tênis Clube, em Barueri, São Paulo. A competição é a maior da América do Sul e uma das mais tradicionais do mundo em torneios infanto-juvenis.
– Em 2022, o Banana foi o meu primeiro torneio na CBT, joguei apenas uma partida e não venci. Agora, joguei nove partidas e fui campeã de simples e nas duplas com minha amiga e parceira Gabriela Carvalho, comentou a palmense.
Eduarda é a número 1 de sua categoria no ranking da Confederação Brasileira de Tênis – CBT, só em 2024 ela já jogou 42 partidas e venceu todas, sem ceder nenhum set.
Brasil Juniors Cup
De 24 de fevereiro a 3 de março, Eduarda participou da Brasil Junior Cup em Caxias do Sul, RS. A competição é uma das maiores da América Latina no âmbito juvenil. Esse torneio já recebeu atletas como Gustavo Kuerten “Guga”, Carlos Alcaraz e Andy Roddick. Em solo gaúcho, a palmense fez ótima performance ficando com o título de simples e nas duplas.
– Obrigada a todos que me apoiam, me acompanham, me ajudam, me patrocinam. Estas conquistas não são somente minhas, são nossas, declarou Gomes.
Banana Bowl
Com mais de 50 anos de existência, o Banana Bowl já revelou grandes nomes do esporte, como o atual número 2 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, além do norte-americano John McEnroe, do tcheco Ivan Lendl, da argentina Gabriela Sabatini, da russa Svetlana Kuznetsova e da sérvia Ana Ivanovic. Entre os brasileiros, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Beatriz Haddad, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci, Teliana Pereira e muitos outros já passaram pelas quadras do torneio.
Campanha Bana Bowl
Simples
Gabriela Carvalho (6×3 6×4)
Nicole Borba (6×0 Desist.)
Manuela Tavares (6×3 6×0)
Eloah Barison (6×1 6×1)
Sophia Paz (6×0 6×2)
Duplas
Giulia Margotti/Manuela Tavares (6×3 6×4)
Manuelly Morzelle/Eloah Barison (6×0 6×0)
Pietra Zacharczuk/Melissa Kishimoto (6×3 6×0)
Isabela Bruno/Julia Alem (6×0 6×1)
Fonte: Portal RBJ
por Ludimar Fontana