As pequenas alegrias surgem de forma inesperada. Outro dia, fui convidada a ser professora orientadora de um aluno em um projeto intercultural de intercâmbio para o Canadá: “Projeto Ganhando o Mundo”.
Projetar significa “lançar para a frente, estender-se”, ou seja, é também uma forma de planejar sonhos.
Aquele menino tímido e introverso tinha ganhado o mundo, saiu de si mesmo e permitiu-se vislumbrar a multiplicidade de ideias que compõem o mundo, a compreensão das culturas que convivem, que vivem com. Quando lhe perguntei sobre o aspecto que gostaria de abordar na construção de seu projeto, Renato prontamente me respondeu: a questão do “Respeito às diferenças culturais”. Eis aí o verdadeiro significado de ganhar o mundo. Sair de si mesmo é o melhor remédio que pode existir para combater o preconceito e o dogmatismo, as convicções inabaláveis com as quais muitos se encouraçam e se revestem.
Talvez este menino tão jovem, tenha descoberto uma das grandes verdades da vida, e percebido que o conhecimento de si, só acontece quando percebemos o significado do “outro”.
Parabéns, Renato, e obrigada por partilhar comigo e com as demais pessoas a intenção de fraternidade na qual teu projeto foi concebido.
Professora Betinha