A saúde pública de Coronel Domingos Soares já começa a sentir os impactos do novo isolamento social imposto pelo governo da China devido ao novo surto de casos de Covid-19 no país, e começa a haver desabastecimento de medicamentos de rotina na Farmácia Municipal.
De acordo com a farmacêutica Taciana Bolzan, este é um problema que está acometendo tanto a rede pública de saúde quanto a rede particular, e não se trata da falta de planejamento ou gestão do Município, mas de um problema nacional. “Cerca de 95% dos medicamentos no país dependem de matéria-prima advinda da China, que teve suas exportações afetadas devido ao lockdown para combater a nova onda de casos da Covid. Isso dificulta a chegada de insumos ao nosso país. O aumento de casos gripais ao mesmo tempo em que as infecções pelo coronavírus voltaram a crescer também são apontados como motivos para o desabastecimento dos medicamentos”, explica.
O Departamento Municipal de Saúde ressalta que o Município está começando a vivenciar este problema, e solicita a compreensão dos usuários do SUS, para que tenham consciência e entendimento, e procurem os serviços de saúde somente quando necessários fazendo o uso racional de medicamentos.
“Para ter uma ideia da demora na chegada de medicamentos, nós estamos recebendo agora um pedido que fizemos ainda em março”, comenta a farmacêutica. Os medicamentos são adquiridos por meio do Conims (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e Consórcio Paraná Saúde.
Para mais informações basta solicitar ao Departamento de Saúde pelo WhatsApp 3254-1167 ou pessoalmente.
Fonte: Comunicação CDS