Relação Obesidade/ Doenças crônico degenerativas/ Atividade Física

0
29

Olá caros leitores, começamos esta coluna com um assunto muito pertinente e de interesse de todos. A chamada OBESIDADE, esta é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas um número muito impressionante e que tende a aumentar nas próximas décadas.
Sabemos que a obesidade é advinda de vários fatores como: hereditários, ou seja, herdados de pais para filhos através de códigos genéticos, fatores metabólicos, falta de atividade física, hábitos alimentares inadequados à saúde, alimentação industrializada, comodismo dentre vários ou seja a obesidade é multifatorial. Diante disso cabe aqui informar que a obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem propensão a desenvolver problemas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. Desta forma, quando procurar EMAGRECER é importante procurar especialistas na área da saúde para lhe ajudar como: Profissionais de Medicina, Nutrição, Educação Física (Personal Trainer) dentre outros se for o caso. Só desta forma você obterá o emagrecimento de forma saudável e duradoura.
Sendo assim, exercício é remédio segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é importante acumular pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia com intensidade de moderada a alta. Porém, é importante lembrar que um profissional habilitado deve ser consultado. Mas, para quem não pratica nada cerca de 30 minutos por dia já são suficientes para gerar benefícios fisiológicos importantes para prevenir doenças advindas da obesidade.
Espero ter contribuído nesta coluna. Muito obrigado.

Fonte: Jozias Fortunato

– Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal do Paraná
– Bacharel em Educação Física pela Horus faculdades – SC
– Especialista em Educação Física e Treinamento Personalizado
– Personal Trainer na Performance Academia – Palmas PR

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here