Região de Palmas conserva maior remanescente da mata atlântica do Sudoeste do Paraná

0
19

Mais de 60% da área de mata nativa da região estão nos municípios da microrregião de Palmas.

A microrregião de Palmas possui os maiores remanescentes da Mata Atlântica do Sudoeste do Paraná. Mais de 60% da área de mata nativa da região estão nos municípios de Clevelândia, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Palmas.

Os dados, referentes ao ano de 2022, foram levantados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club de Palmas junto à Fundação SOS Mata Atlântica. Os 42 municípios que integram a região administrativa do Sudoeste do Paraná somam 168,3 mil hectares de mata nativa.

Somente os cinco municípios da microrregião de Palmas abrigam quase 104,4 mil hectares de matas do bioma mata atlântica, composto por florestas de araucárias, imbuia, canela, xaxim, peroba e outras espécies nativas. Palmas e Coronel Domingos Soares tem 76 mil hectares de florestas e campos nativos.

O monitoramento da mata nativa é feito desde 1990 através de uma parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além de mapear os remanescentes, o Atlas da Mata Atlântica calcula as taxas de desmatamento e regeneração da mata nativa. Desta forma é possível acompanhar a evolução anual da perda de florestas e o ranking dos munícipios com maior índice de desmatamento.

Fonte: Portal RBJ
por Guilherme Zimermann