No início deste mês de março foi anunciado que o município de Coronel Domingos Soares havia sido selecionado para participar do piloto do projeto Aprender Conectado, criado a partir do edital do leilão do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade a escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.
Desde o último dia 20 uma equipe da empresa EACE - Entidade Administradora da Conectividade de Escolas – iniciou a instalação da rede de internet nas escolas municipais e nos colégios estaduais de Coronel Domingos Soares, com a colocação do chamado Wirelless Access Point, ou seja, ponto de acesso sem fio. É um dispositivo que recebe o sinal da rede (de forma cabeada ou sem fio) e disponibiliza o sinal Wi-Fi para outros dispositivos eletrônicos (tablets, smartphones, notebooks, smart TVs, etc).
Para a diretora do Departamento Municipal de Educação, Daiana Neves de Oliveira, a participação do município neste projeto é de fundamental importância e vai ao encontro dos objetivos do setor de levar educação conectada a todas as escolas, alunos e professores. “Tivemos a graça de ser selecionados para este projeto e vamos sempre fazer o que estiver ao nosso alcance para levar uma educação de qualidade, moderna, atualizada, aos nossos alunos domingosoarenses”, disse Daiana, ressaltando que todas as escolas municipais e estaduais estão inclusas no projeto. Conforme o cronograma da EACE, até o dia 29 de março todas as instituições deverão ser atendidas.
Na região Sul, além de Coronel Domingos Soares, o município de Entre Rios, em Santa Catarina, também foi selecionado. Nas demais regiões a fase piloto do Aprender Conectado está sendo implantada em escolas nas seguintes localidades: no Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na Região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ).
Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, Ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz (Algar Telecom, Claro e Telefônica, dona das marcas Vivo e TIM).
Fonte: Comunicação CDS