Nesta rápida coluna de hoje, Luiz Carlos Carnevali Junior fala de maneira rápida como é a lógica disso.
O autor salienta que: “Um quilo de musculo gasta, aproximadamente, entre 13 kcal e 20 kcal extras por dia. Sendo assim, não parece prático nem mesmo inteligente imaginar que precisaríamos de algo em torno de 20 quilos de massa muscular extra para gastar entre 300 e 400 calorias a mais por dia ( equivalente a um lanche/ hambúrguer a mais no dia). Essa quantidade de calorias poderia ser descontada tranquilamente por meio de uma reeducação alimentar, sem a necessidade de ganhar tanto músculo assim.
O ponto em questão, na verdade, não está no processo que estimula o ganho de massa muscular e sim no tipo de treinamento que eleva o metabolismo de repouso de maneira aguda ( durante a prática do exercício) e crônica (pela adaptação ao treinamento), independentemente do volume de massa muscular, o que, de fato, facilita a utilização de gordura não apenas de maneira aguda, mas, principalmente, de maneira crônica, aumentando o gasto de gorduras em repouso nas 24 horas do dia”.
Desta forma reforço é um conjunto de várias coisas que leva ao emagrecimento. Não espere milagre. Deus ajuda quem cedo madruga. Então levante-se cedo e vai treinar.
Referência: CARNEVALI JUNIOR, L.C. Desvendando o Emagrecimento em 101 perguntas e respostas. 1. ed. – São Paulo: Phorte, 2016.