Segundo dados da Revista Obesity nos últimos 20 anos foram descobertos 209 fatores que interferem no ganho de Gordura corporal. E aqui vamos fazer de uma delas que é EXERCÍCIO FÍSICO desta maneira:
1° Todos são efetivos, a questão é saber como manipular as variáveis de treino de cada modalidade para garantir reorganização e adaptações fisiológicas capaz de promover o gasto calórico seja ele antes ou depois do treino.
2° É preciso verificar qual o aluno tem mais prazer em fazer, para garantir a aderência e continuidade.
3° Do ponto de vista científico e estatístico as diferenças são pequenas a ponto de dizer que um é melhor ou pior que outro.
4° Ponto é, qual será a estratégia alimentar que o aluno adotará para potencializar o emagrecimento. E se é sustentável ou irá mante-la.
Então se existisse um MELHOR não existiria outras modalidades.
Mais importante que saber qual a modalidade é melhor é saber: COMO TORNAR CADA MODALIDADE DIVERTIDA E EFETIVA? uma vez que ainda perdemos para o sofá e a Netflix!
Por DAVID COSTA: “Eu só vou complementar.
Teoricamente o que mais funciona e que entrega emagrecimento são os treinos com alta intensidade, essa é a principal variável a ser controlada para este fim. É a intensidade alta que acarreta em melhores níveis de condicionamento físico, este que tem correlação com os melhores resultados de emagrecimento. Claro que o condicionamento físico também depende de outras variáveis como a frequência de estímulos, principalmente!
Dentro das modalidades, hoje eu acredito que a principal e mais completa é o treinamento resistido, justamente pela melhora no condicionamento que PODE alcançar, levando ao aumento da taxa metabólica basal.Esse trabalho pode ser intensificado quando combinado com exercícios intervalos de alta intensidade, exemplo o HIIT. Esse método de treino é possível atingir maiores queimas calóricas em um tempo menor de duração, sem precisar fazer aeróbico por tempo muito longo.
Aqui agora entro no ponto em que muitos estudiosos mais batem o martelo, será que teoria é exatamente assim que funciona? A resposta é NÃO!
O que temos sempre que ter em mente é que trabalhamos com pessoas, com mentes, com sentimentos e emoções. E para muitas dessas pessoas treinar em alta intensidade é ruim, desconfortável. Fazer musculação é para ficar grandão, correr cansa muito e por aí vai.
O melhor exercício para emagrecer é aquele em que a pessoa sente prazer em fazer, que ele gosta ou aprendeu a gostar. Provavelmente ele fará isso com muita vontade, motivação e INTENSIDADE, porque ele gosta! Muito melhor ver uma pessoa fazendo uma aula de dança com vontade do que essa mesma pessoa caminhando a 5 km/h na esteira por 30 min.
Aqui surge a habilidade do professor/personal identificar isso, criar estratégias que faça o seu aluno a gostar de algo e treinar com mais intensidade e frequência. Aqui entra o programa de curto tempo e alta intensidade, umas das melhores alternativas para os atuais alunos, porque não precisa de tempo, o professor pode prescrever o treino de maneira específica e entrega resultado.
Bônus: talvez a melhor maneira de despertar o prazer no aluno e entendendo o porque ele está ali, que vai além do emagrecer. Existe algo por trás do emagrecer, existe uma dor, e quando você encontra ela e sabe como resolver, pode ter certeza que essa pessoa aprende a gostar até do treino que ela mais odiava”.
Referência: Jozias Fortunato – Personal do Efeito Sanfona e contribuição do Prof David Costa – Personal Traine