Antes de qualquer atividade motora as crianças aprendem a se expressar através das artes.
Quando uma criança se interessa pelas atividades artísticas devemos deixá-los escolher aquela atividade a qual se sinta mais a vontade. Isso não significa que se seu filho escolhe dança, ele se tornará um bailarino, até devemos tentar desconstruir esse pensamento retrógrado, pois a escolha de uma simples atividade de lazer será para formação de desenvolvimento.
A arte é uma linguagem que fará com que a criança se expresse através de diferentes elementos e será a criatividade e a imaginação que terão um papel muito importante em todo esse processo.
Ao pensar na arte para criança, logo se vem a cabeça desenhos, pinturas e massas de modelar, papel sulfite,esquecendo da musica, dança, teatro, que são pilares de enorme importância, para desenvolvimento infantil. Dançar, pintar, cantar e dramatizar, dentre outras formas de expressão humana, são linguagens. Portanto pensamento e cognição.
Criar e deixar criar talvez sejam caminhos ainda não percorridos por muitos pais e professores, mas necessários e urgentes!
A criança é um campo fértil para a criatividade e a imaginação e nós, muitas vezes sem intenção, subestimamos sua capacidade e impedimos o seu desenvolvimento estético cada vez que interferimos demasiadamente e direcionamos sua expressão artística-criativa, sufocando as possibilidades de novos saberes. A mente humana é naturalmente investida de curiosidade, basta deixar a criação acontecer, sem modelos estereotipados, seja na dança, nas artes visuais, no teatro ou na música.
Para mobilizar os sentidos, é essencial o enriquecimento de experiências, promovendo encontros com diferentes linguagens, alimentando a imaginação, das crianças para a procura da sua própria essência.
Não esquecendo que a criança também tem seus sentimentos e vontades próprias.