PROS supera cláusula de barreira e melhora seu desempenho

0
5

Neste domingo, 7 de outubro, ocorreu as eleições gerais no Brasil e o Partido Republicano da Ordem Social elegeu oito deputados federais, 20 estaduais, um Senador da República e um vice-governador. Com mais de 2 milhões de votos, o PROS superou a cláusula de barreira, uma vez que obteve mais de 1% em 18 estados e, nacionalmente, o partido alcançou 2,08%, atingindo um melhor desempenho desde as eleições de 2014.
A Emenda Constitucional 97/2017 que institui o mecanismo da cláusula de barreira diz em seu parágrafo único:
Terão acesso aos recursos do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão os partidos políticos que:
I – na legislatura seguinte às eleições de 2018:
a) obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 1,5% (um e meio por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% (um por cento) dos votos válidos em cada uma delas; ou
b) tiverem elegido pelo menos nove Deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação;
Nova Bancada Federal
Dentre os parlamentares eleitos para o Congresso Nacional estão Acácio Favacho (AP), Capitão Wagner (CE), Vaidon Oliveira (CE), Eros Biondini (MG), Weliton Prado (MG), Emerson Boca Aberta (PR), Toninho Wandscheer (PR) e Clarissa Garotinho (RJ).
Para o Senado, foi eleito Eduardo Girão (CE) com 1.325,786 votos para cumprir oito anos de mandato. Eduardo Girão comemorou ao lado do presidente do PROS Ceará, Capitão Wagner, eleito o deputado federal mais bem votado do estado, com 303.593 votos.
Capitão Wagner que já traz em sua trajetória política o título de vereador e deputado estadual mais bem votado da história do Ceará, agradeceu mais uma vez a grande votação nas urnas.
“Cada voto e cada manifestação de carinho é prova que nosso trabalho está trazendo resultados. Assim como o trabalho do Senador Eduardo Girão vai gerar grandes frutos para o país”, ressaltou Capitão Wagner
Toninho Wandscheer que já é membro da Bancada do PROS na Câmara dos Deputados foi reeleito com 72.475 votos.
“Foi sofrido, mas ganhamos. Quero agradecer primeiramente a Deus que me confiou essa missão, a minha esposa Angela, meus filhos, porque eles sabem o quanto foi difícil essa caminhada. Àqueles que trabalharam comigo dia a dia, que vestiram a camisa, que foram pra rua. Vou continuar lutando pelo desenvolvimento das cidades, do campo e por melhorias das condições de vida dos paranaenses, viabilizando importantes conquistas para o Paraná, como fiz nesses quatro anos.”, disse.
Os novos integrantes tomarão posse nas Casas Legislativas no dia 1º de fevereiro de 2019.
Suplentes de deputado federal
Além dos oitos deputados eleitos, o PROS obteve mais oito primeiras suplências: Dr. João (BA), Dr. Agripino Magalhães (CE), Dona Cida (GO), Dr. Nilton (MG), Gisela Simona (MT), João Fernando Coutinho (PE), Felipe Bornier (RJ) e Carla Dickson (RN)
Assembleias Legislativas
Para as Assembleias Legislativas, 20 deputados estaduais foram eleitos: Maria Antônia (AC), Bruno Toledo (AL), Vitor Valim (CE), Soldado Noélio (CE), Fernando Fernandes (DF), Telma Rufino (DF), Raquel Lessa (ES), Rubens Marques (GO), Cairo Salim (GO), Vinicius Cirqueira (GO), Pastor Cavalcante (MA), João Batista (MT), Elismar Prado (MG), Homero Marquese (PR), Soldado Fruet (PR), Albert Dickson (RN), Subtenente Bernardo (RJ), Anderson do Singeperon (RO), Adriana Borjo (SP) e Prof. Júnior Geo (TO).
Vice-Governadores
Na chapa do governador eleito no primeiro turno em Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador, Lincoln Tejota ressaltou que foi preciso bravura e muita entrega.
“A vitória de Goiás no primeiro turno nos enche de uma alegria sem fim. Agradeço a toda população goiana que abraçou o nosso projeto. Juntos construiremos uma linda história”, disse.
No estado do Amapá, Jaime Nunes disputará o segundo turno como candidato a vice-governador.
O PROS obteve um crescimento de 10% em relação à última eleição geral em 2014.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here