Procedimentos de segurança e emergência na Equoterapia

0
719

A EQUOTERAPIA é definida como um método terapêutico e educacional confiável e seguro, devidamente chancelado pelo Conselho federal de Medicina, no entanto, não podemos negar que este tipo de atividade envolve riscos inerentes ao comportamento de um ser vivo, que é a parte fundamental no tratamento equoterápico, o cavalo.
A palavra segurança remete-se ao ato de segurar, dar amparo, confiança, firmeza e certeza, garantia, força e convicção.Fazendo uma reflexão sobre essas palavras, devemos constantemente indagar quanto aos fatores que possam interferir na boa condução de uma sessão de Equoterapia, levando em conta a necessidade de se garantir a integridade física do praticante envolvido no tratamento. O fato de estarmos tecnicamente qualificados ou acostumados na execução de uma determinada tarefa, não garante que não estaremos correndo riscos, ou colocando outras pessoas em risco.
O procedimento de segurança é um instrumento de prevenção de riscos inerentes à um determinado tipo de atividade. Inicialmente deve-se informar aos pais ou responsáveis, sobre os possíveis riscos da prática equoterápico, fazendo-os posteriormente assinar um termo de responsabilidade e de compromisso, o que não exime a entidade de responsabilização por algum dano que possa ser causado ao praticante, se este for acidentado.
Por isso, sempre ao iniciarmos o tratamento, devemos informar aos pais e responsáveis sobre a importância de uma vestimenta adequada como: USO OBRIGATÓRIO do capacete, calças com tecido maleável, um calçado com um solado menos emborrachado.
O cavalo deve ser trabalhado para aceitar objetos utilizados na prática equoterápica, bem como às variações ambientais que circundam a área de trabalho, antecipando e evitando assim o desenvolvimento de alguma intercorrência que possa resultar em algum tipo de acidente.
A equipe de atendimento deve manter-se sempre atenta e próxima ao cavalo, e ao praticante, tendo assim maiores possibilidades de realizar o procedimento de retirada de emergência durante a realização da sessão.Esta equipe deverá praticar rotineiramente as ações de retirada de emergência, para que cada integrante da equipe saiba exatamente o que deverá fazer de forma coordenada, caso uma situação de emergência venha a ocorrer.
A manutenção da calma, entre a equipe de atendimento, durante o procedimento de retirada de emergência é de total importância na sua execução, resultando na manutenção da integridade física de todos os participantes.
O amplo conhecimento das características do animal, aliado aos conhecimentos técnico-científico, são muito importantes para o desenvolvimento da sessão segura, e que tenha premissa básica a integridade física do praticante.
Durante realização do curso de formação em Equoterapia pela ANDE BRASIL, o profissional passa por um treinamento todo especial, focado nesse tipo de situação. Sendo assim, o praticante que passa por uma sessão de Equoterapia, com um profissional capacitado, e que tenha conhecimento sobre o cavalo, pode ter uma garantia a mais de segurança em sua sessão.