As adaptações das atividades remotas foram implantadas como estratégia de combate à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)
Em cumprimento ao Decreto Nº 8.631/2020, as aulas na Rede Pública Municipal de Pato Branco estão suspensas desde o dia 20 de março, por tempo indeterminado, como uma das medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19). Considerando que não existe previsão para o retorno das mesmas, a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura passou a disponibilizar desde o dia 13 de abril, aos alunos do primeiro ao quinto ano, atividades à distância em Regime Especial, conforme Decreto Municipal nº 8.659, de 08 de abril de 2020.
Para isso, uma plataforma digital foi desenvolvida, com o auxílio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibilizando meios digitais que estivessem ao alcance de cada aluno e de seus responsáveis, e que se adequasse em resposta à nova situação decorrente ao COVID-19, conforme explica o secretário Geri Natalino Dutra. “Nosso objetivo é que as escolas tenham essa ferramenta para ofertar aos seus alunos nesse momento de dificuldade, para que eles consigam ter o seu ano letivo sendo efetivado com o auxílio de tecnologias, incluindo as redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube e WhatsApp.”
Para avaliar os primeiros quinze dias de funcionamento e efetividade do Regime Especial, como tambémda plataforma digital, foi realizada uma reunião nesta segunda-feira (27), no Largo da Liberdade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a presença do prefeito Augustinho Zucchi, dos diretores das escolas da Rede Municipal de Educação e representante da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí de Carli, a liberação de atividades remotas, em caráter excepcional durante o período de distanciamento social gerado pelo Coronavírus, ajuda a garantir o processo de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, mesmo estando longe das salas de aula. “Assim que o Conselho Estadual de Educação, que normatiza o Sistema Estadual a quem a Rede Municipal de Pato Branco pertence, expediu a deliberação dando a possibilidade de se ofertar atividades não presenciais para os alunos da Rede Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da equipe pedagógica já começou a estruturar uma maneira de colocar em prática de uma forma em que a interação entre as famílias, as escolas e a Secretaria funcionasse em prol do aprendizado das crianças.”
Desde então, os estudantes vêm mantendo a rotina de estudos estipulados pelos professores,com base no planejamento dos professores de cada escola, sob a supervisão de uma equipe de tutores, em que a interação professor-aluno ocorre por meio de estudos dirigidos e outras atividades, disponibilizados na plataforma virtual, redes sociais, diário eletrônico, vídeoaula, áudio chamadas ou por orientações impressas, as quais estarão substituindo as atividades regulares presenciais e serão consideradas para compor o conjunto da carga horária do ano letivo.
A diretora da Escola Municipal Jardim Primavera, GlaucyaPagnoncelliBattiston, pondera que os pais e/ou responsáveis, assim como as crianças, estão aceitando de uma forma muito positiva o novo modelo de suporte aoaprendizado oferecido pelo município. “Os alunos estão mantendo um canal de comunicação e interação com os professores via WhatsApp, para que possam tirar suas dúvidas e também para enviar fotos das atividades já concluídas. Dessa maneira, toda a equipe pedagógica da escola pode acompanhar o desenvolvimento de aprendizado dos seus alunos, mesmo à distância. Quando não há possibilidade de comunicação por meios digitais, as atividades disponibilizadas no Portal, são impressas e entregues aos pais, pelas escolas. A devolutiva das crianças, neste caso, será de forma escrita, em seus cadernos.”
Segundo a mãe de duas alunas que estudam no primeiro e no terceiro ano da Escola Municipal Jardim Primavera, Clarice Correa, suas filhas, Isabela e Ana Maria, se adaptaram com muita facilidade à plataforma digital e acredita que o mais importante neste momento é a segurança das crianças, com elas estudando de casa. “Eu estou achando bem importanteeste novo modelo de estudo pelo fato que está unindo mais os pais com os filhos, criando um vínculo nosso mais forte com eles. Em relação ao material, está muito bem explicado, as atividades bem elaboradas e sempre que precisamos, podemos recorrer às professoras, que nos atendem prontamente. Como mãe estou gostando muito e as meninas também”, relatou Clarice.
Disponibilização dos materiais
Os materiais podem ser acessados pelo site do Município de Pato Branco: www.patobranco.pr.gov.br, clicando no banner “Atividades para fazer em casa” , ou diretona página da Secretaria Municipal de Educação e Cultura: www.patobranco.pr.gov.br/educacao. É preciso apenas selecionar a opção “aluno”. O acesso é possível por computador e dispositivos móveis (celulares e tablets).
Fotos: Rodinei Santos/Prefeitura de Pato Branco
Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco