Prefeitura certifica alunos do Programa Escola Pato Branco Digital

0
90

Entrega de certificados aos 158 formandos aconteceu no sábado (15), na UTFPR
A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizaram, na tarde de sábado (15), no auditório da UTFPR, a entrega de certificados para 158 formandos dos cursos do Programa Escola Pato Branco Digital. O programa, que tem o objetivo de aproximar a comunidade da ciência e da tecnologia e capacitá-los, por meio da inovação, formou 14 turmas, de oito cursos, voltados à área de tecnologia, com módulos básicos e avançados.
Nesta edição, foram oferecidos os cursos de: Aplicativos para escritório, Desenvolvimento de Páginas Web, Introdução à Programação C, Montagem e Manutenção de Computadores, Programação em Android, Programação e Robótica Arduíno, Programação e Robótica Lego Intermediário e Programação e Robótica Lego Mindstorms.
Os cursos, com carga horária de 40 horas, iniciaram em abril e foram ministrados por alunos bolsistas e voluntários da área de computação da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Turmas de distintas faixas etárias participaram das capacitações, com aulas no Largo da Liberdade, UTFPR e no Laboratório Tecnológico de Acesso Público (Include), no bairro Planalto.
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, destacou que o programa já está consolidado em Pato Branco e que a certificação, de mais um conjunto de turmas, foi um momento de celebração e estímulo ao conhecimento.
Ele afirmou que os cursos são gratuitos e oportunizam capacitação, desde leigos no assunto, até quem busca uma qualificação mais aprimorada. “Aproximar estas pessoas desse ambiente é um dos nossos compromissos e certificar mais 158 alunos é gratificante para nós, que já somos referência em ciência, tecnologia e inovação e teremos cada vez mais pato-branqueses com esse conhecimento, tão fundamental para que tenham sucesso na sua carreira e na sua vida,” enfatizou.
O professor e responsável pelo Departamento de Informática da UTFPR, Doutor Fábio Favarim, salientou que um dos tripés da universidade é a extensão, onde a instituição de ensino vai até a comunidade e compartilha o seu conhecimento. “Para nós é um momento de coroação de mais um semestre de trabalho, em que compartilhamos conhecimentos nas mais diversas áreas da Informática”, ressaltou.
Frâncio Dorleans, 33 anos, mora em Pato Branco há quatro anos e participou pela segunda vez do programa. Ele realizou os cursos de Desenvolvimento de página web e de Aplicativos para escritório. “Os cursos são muito bons para a vida das pessoas, pois hoje é preciso ter uma noção básica da informática. Foi um prazer fazê-los”, destacou.
Thais Tartari, 15 anos, fez o curso de Programação e Robótica Lego Intermediário. Para ela, além de ser um “plus” para o currículo, foi, também, a oportunidade de ganhar conhecimento numa área que nunca tinha estudado.
O Programa
O Programa Pato Branco Escola Digital iniciou em 2016 e, desde então, aproximadamente 2.000 pessoas já conquistaram a certificação. A iniciativa é promovida pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco e com o apoio do Rotaract Clube Pato Branco Amizade/UTFPR.
Para o segundo semestre serão ofertados novos cursos e, a previsão, é abertura de 400 novas vagas. Mais informações na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada na rua Lídio Oltramari, nº 1628, no bairro Fraron e, pelo telefone, (46) 3220-6080.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco