Uma reivindicação de anos dos domingosoarenses está sendo finalmente atendida. O playground, ou parquinho, da Praça Municipal Pompílio Joaquim Vaz, foi instalado, para a felicidade das crianças e, é claro, dos pais.
Com brinquedos produzidos em polietileno e madeira plástica, o parquinho segue as tendências da atualidade, proporcionando conforto e segurança aos usuários, além de muita brincadeira e descontração. O colorido das peças remete ao universo infantil, incentivando as crianças a se divertirem muito. A empresa fornecedora é a Plasgomes Indústria de Plásticos, de Araquari, Santa Catarina, e o contrato é de 10 de agosto de 2020.
Para cessar boatos de que esta é uma obra da gestão anterior, a prefeitura esclarece alguns pontos importantes. O atraso na entrega dos brinquedos, por exemplo, se deve, segundo a empresa, inicialmente à falta de matéria-prima para produção; depois, à dificuldade de diálogo com os gestores da época na solicitação de reajuste dos valores junto à administração passada, visto que o valor inicial, de acordo com a própria empresa, estava defasado para o kit completo adquirido, não proporcionando vantagens à empresa. Assim, no início deste ano, os responsáveis entraram em contato com a Prefeitura para solicitar o reajuste, sob a alegação de aumento dos preços das matérias-primas e de que no passado não haviam sido bem recebidos. O vice-prefeito, Liomar Bringhentti, os recebeu atenciosamente, ouvindo seus argumentos e justificativas, onde, respeitando a legislação e o dinheiro público, se buscou o menor valor para o reajuste solicitado, a fim de desenrolar os trâmites. “Antes de fechar qualquer valor nós fizemos uma nova pesquisa de preços para os mesmos brinquedos, e nos assustamos com os valores; alguns chegavam a R$ 200 mil reais. Então optamos por fazer o reajuste com a Plasgomes, por realmente ser o menor valor”, comenta o vice-prefeito, salientando que a atual administração municipal é, sim, a responsável por dar prosseguimento ao processo, que estava parado por falta de diálogo, e é quem, de fato, efetuará o pagamento dos brinquedos adquiridos. Portanto, os parquinhos da praça e das escolas municipais são uma aquisição da atual gestão.
O kit parquinho inclui diversas peças, entre elas rampa de tacos, rampa de escalada, tobogãs, escorregadores, decks, tubos, balanços, circuito de discos, passarela de cordas, jogo da velha, escadas, entre outras. Além disso, foram adquiridos 10 carrosséis, 10 balanços e 10 kits-escorregador, destinados às escolas municipais.
O governo municipal lembra a todos que o município enfrenta um considerável aumento do número de casos positivos do Coronavírus, havendo a necessidade de fechamento de alguns locais públicos que possam geram aglomeração, como praça e parques. Portanto, até 1º de abril o parquinho ainda não estará disponível para utilização, devendo ser respeitados os decretos municipal e estadual. “Sabemos a vontade que as crianças estão de brincar no novo parquinho, mas pedimos um pouquinho mais de paciência, porque é para uma boa causa. Precisamos cuidar primeiro da saúde, estar seguros, longe desse vírus, para poder brincar e aproveitar os brinquedos”, disse o prefeito Jandir Bandiera.
Desta forma, a administração também pede a compreensão e a colaboração de todos os munícipes para o cuidado e fiscalização dos brinquedos, denunciando qualquer caso de vandalismo, pois os brinquedos são parte do patrimônio público e, como tal, é dever de todo cidadão zelar e cuidar.
Fonte: Comunicação CDS