Pilates e as articulações: como o método pode contribuir?

0
7

Muitos estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas pode melhorar os aspectos físicos e emocionais de pacientes com doenças reumáticas. Mas será que o método pilates também contribui para essa melhora?
A resposta é SIM! O pilates é um método que combina força, resistência, amplitude de movimento e flexibilidade. Principalmente, o pilates trabalha o fortalecimento muscular, reforçando e protegendo as articulações. Além disso, os alongamentos feitos durante as aulas promovem o relaxamento e aliviam as tensões nas articulações, pois os exercícios físicos estimulam a produção do líquido sinovial, que funciona como lubrificante, reduzindo o atrito entre as articulações.
Vale lembrar ainda que o pilates movimenta todos os músculos, e não apenas uma região específica. Com isso, a postura vai melhorando e as articulações vão sofrendo menos sobrecarga.
Mas, é importante ressaltar que, para fortalecer as articulações e diminuir as dores, é fundamental que o pilates seja realizado por um profissional capacitado e sob orientação médica. Por exemplo, para ser eficiente e realmente auxiliar no tratamento, o pilates deverá ser ministrado pelo instrutor com os exercícios adequados e com os períodos de descanso corretos, a fim de que a atividade não tenha efeito contrário, ou seja: de aumentar a dor em vez de reduzi-la. Além do mais, um profissional qualificado saberá analisar a realidade e as demandas do paciente, realizando os exercícios de acordo com as suas necessidades.
Enfim, o pilates é uma abordagem de baixo impacto, eficaz e segura, capaz de proporcionar uma melhora significativa na saúde das articulações e na prevenção de lesões de maneira geral. Com certeza, o pilates é uma ótima opção para pessoas com problemas articulares crônicos.
Entre em contato para saber mais informações ou para agendar a sua aula experimental: (46) 99902-3868- Natyelle. Será um prazer atender você!