No dia 30 de agosto de 2023, a professora Rosa Maria atendeu ao chamado do Colégio Estadual Dom Carlos para estabelecer um diálogo com os alunos sobre a Escola, o Professor e o Aluno do Século 21. Após apresentar os temas propostos, instigou os alunos a refletirem sobre a Educação do Século 21 e o papel dos agentes não só no processo de ensino e aprendizagem, como também, na sociedade.
Estabelecer o diálogo entre os alunos, comunidade escolar e parceiros da educação é de suma importância para estimular a comunicação e discutir temas de interesse mútuo, principalmente aqueles que interferem na vida da escola, da família, na aprendizagem, na socialização e em especial, no crescimento dos alunos como seres humanos. E esse foi o objetivo da professora Rosa Maria, instigar os estudantes a se posicionarem, compreendendo que estar presente na escola impactará sua vida pessoal e profissional.
Além da mediação sobre os temas acima citados, a professora Rosa Maria foi convidada a fazer um breve relato sobre a implantação da APAE no município de Palmas – Paraná. Falou com propriedade, uma vez que foi a primeira diretora da APAE.
A professora Rosa Maria discorreu com emoção sobre os primeiros passos para a implantação da instituição no município de Palmas. Emocionada, relatou sobre as dificuldades enfrentadas e salientou que o engajamento da sociedade palmense foi significativo para que a escola fosse inaugurada e passasse a atender os alunos com necessidades especiais do município.
Os alunos questionaram e se empolgaram com o relato. Como realizaram visita de observação na APAE no mês anterior, fizeram várias perguntas a professora sobre o início das atividades, quem auxiliou, quais as primeiras professoras. Foi oportuna a fala da professora Rosa Maria, a história se fez presente num momento em que os alunos organizavam seus relatórios e ainda mantinham na memória as experiências vivenciadas na Escola Sinhara Vianna.