O município de Palmas lançou na última sexta-feira, o programa Palmas Inteligente, com o objetivo principal de desburocratizar os processos administrativos, tornando-os mais rápidos, acessíveis e transparentes.
Na primeira etapa do programa, serão adotadas assinaturas digitais, o que praticamente eliminará o uso de documentos impressos em repartições públicas. A medida deve gerar uma economia mensal estimada em cerca de R$ 30 mil. Além disso, a integração dos sistemas entre as secretarias proporcionará maior agilidade em qualquer tipo de solicitação.
Em etapas futuras, o programa prevê a implementação de ferramentas de compliance, governança, Business Intelligence (como o Power BI) e inteligência artificial, ampliando ainda mais a eficiência da gestão pública.
Para a população, essas inovações significam atendimentos mais ágeis e eficazes. Um dos destaques será o lançamento de um aplicativo móvel que reunirá todos os serviços da administração municipal. “O usuário terá, na palma da mão, acesso a todos os serviços e poderá acompanhar em tempo real o andamento de seus pedidos, sem precisar se deslocar”, afirmou o secretário de Finanças, Thiago Oliveira.
Presente no evento de lançamento, o prefeito Daniel Langaro ressaltou a importância de oferecer à população um serviço público de qualidade e com eficiência. “A tecnologia está aí para ser usada a favor das pessoas”, afirmou.
Já o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, André Moreira, destacou o desafio de modernizar a estrutura tecnológica do município. Vindo de um grande centro urbano, ele se disse motivado a tornar Palmas uma referência em inovação. “Nosso objetivo é trazer para a cidade características e soluções típicas de grandes centros, elevando o padrão dos nossos sistemas”, pontuou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Felipe Zanoello, celebrou o avanço e afirmou que Palmas agora entra para o seleto grupo das cinco cidades mais tecnológicas entre os 42 municípios do sudoeste do Paraná.
Fonte: Imprensa PMP