Palmas ganha novos espaços para atendimento e acolhimento de autistas e suas famílias

0
11

Associação de Mães de Autistas e União dos Autistas de Palmas e Região inauguraram suas sedes na sexta-feira (11).

O apoio aos autistas e famílias de Palmas, Sul do Paraná, recebeu um importante reforço com a inauguração das sedes da Associação de Mães de Autistas de Palmas (AMA) e da União dos Autistas de Palmas e Região (UAPAR). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (11) e reuniu autoridades, membros das entidades e familiares das crianças que são atendidas. Os espaços, cedidos pela Prefeitura Municipal, estão localizados na rodoviária municipal, nas salas onde funcionava a Escola de Artes.

As novas sedes foram reformadas e adaptadas pelas associações para melhor atender às necessidades das pessoas autistas e seus familiares. Os espaços serão utilizados para acolhimento, suporte, reuniões, atividades educativas e terapêuticas.

Durante a inauguração, o prefeito Daniel Langaro destacou a importância de garantir um local adequado para essas entidades, ressaltando que os espaços fortalecerão a atuação das associações.

O vice-prefeito Edson Lagarto ressaltou o avanço que a iniciativa representa para o município, afirmando que ainda o objetivo de encontrar uma local adequado para as entidades foi apoiar a conscientização, apoio e atendimento sobre o autismo.

Para a presidente da AMA, Rose Rugenski, a sede representa a realização de um sonho para as mães que atuam na associação. “Nós, mães, vivemos na pele os desafios que o autismo traz e sabemos como é difícil encontrar apoio e informações. Esse espaço será um ponto de referência para acolher outras famílias, trocar experiências e lutar por mais direitos. Queremos garantir que nossos filhos tenham uma vida digna e com oportunidades”, destacou.

Já o presidente da UAPAR, Tompson Schneider, enfatizou que a estrutura permitirá ampliar as atividades da entidade e fortalecer o movimento em defesa da comunidade autista. Ele ressalta que as atividades de equoterapia continuam no Parque de Exposições e na nova sede serão ampliados atendimentos de fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, entre outros.

Fonte: Portal RBJ
por Guilherme Zimermann