Palmas e sua história!

0
9

Dia 14 de Abril, comemoramos o aniversário dos 146 anos de Palmas, e ainda, em clima de festa, estaremos abordando a história de Palmas.
Iniciamos pela sua idade, seus 146 de emancipação política, seu desmembramento do município de Guarapuava que aconteceu em 14 de abril de 1879.
Apesar de apenas 146 anos de emancipação política, Palmas tem uma velha história que foi contada sob olhares e opiniões diferentes, quando pesquisamos sobre sua história nos deparamos com autores que relatam a história dos seus primórdios com a habitação dos povos originários ( povos indígenas) a milhares de anos. E outro ponto de vista, que aborda a história de Palmas a partir do momento da criação de duas expedições guarapuavanas que foram organizadas para conquistar a região. Aproveito este artigo para trazer uma reflexão sobre a palavra descoberta usada em alguns artigos, eu particularmente, acho que esse termo distorce a verdade, de forma geral o Brasil não foi descoberto, ele foi invadido e explorado e desde então, vários territórios brasileiros sofreram essa cruel realidade, sei que nossa educação é baseada numa cultura ocidental que coloca a Europa em um pedestal, mas também acho que avançamos em inteligência para não mais aceitar sermos tão manipulados quanto a verdade sobre a história de Palmas e do Brasil.
Vivemos em um mundo capitalista e nossa cultura nos tempos atuais reflete essa realidade, apesar de caminharmos rumo ao progresso e ao desenvolvimento, não devemos nos esquecer daqueles que cuidaram de Palmas por milhares de anos, preservando e conservando os Campos de Palmas, que hoje sofre a ameaça de perder sua característica de campos vastos e exuberantes. Contemplamos o rico histórico de Palmas, contemplamos os seus 146 anos de emancipação e também ressalto que não podemos nos esquecer daqueles que foram os primeiros personagens da história de Palmas.

Diana Vale
Letróloga