Palmas do frio e da solidariedade

0
23

Com a divulgação da primeira e mais poderosa onda de frio deste ano, as pessoas em Palmas já estão agindo em solidariedade. Grupos organizando campanhas de doações pessoas se prevenindo e tudo para garantir o máximo de conforto.

Estivemos na noite da última quarta-feira (19) no IFPR, câmpus Palmas, onde às 22 horas os termômetros já marcavam 4º C. Em conversa com os vigilantes, os mesmos relataram que pior é o vento, que traz uma sensação térmica negativa.

A geada não veio até o fechamento desta edição, mas às 6:30 da manhã desta terça (17) o termômetro da Praça Bom Jesus também marcava 4º C.

Da página da Climatempo retiramos a seguinte redação em esclarecimento:O ciclone extratropical que já é observado sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, deve se intensificar nesta terça, 17 de maio, e se transformar em uma tempestade subtropical. É o que prevê a Marinha do Brasil em nota oficial divulgada para o público na tarde desta segunda-feira, 16.

A Marinha prevê o desenvolvimento de um ciclone subtropical a cerca de 900 km do litoral do Rio Grande do Sul, na posição 38°S 045°W. O sistema será batizado de Yakecan e será o décimo quinto sistema meteorológico relevante que se forma em águas oceânicas brasileiras e a receber um nome.

O que já vinha chamando a atenção dos meteorologistas brasileiros, e de outros centros internacionais de monitoramento meteorológico, é a trajetória anômala deste sistema, que tende a avançar do mar para o continente. O comum é que estes ciclones passem pela costa da Região Sul, às vezes do Sudeste, e avancem para o alto-mar.

A Marinha prevê também que este sistema adquira característica tropical entre a noite do dia 17 e a madrugada de 18 de maio. Após se aproximar do litoral sul do Rio Grande do Sul, o sistema deve se deslocar rente ao litoral gaúcho e ao litoral sul de Catarina, quando deve começar a se afastar do litoral catarinense indo em direção à costa da Região Sudeste, mas já afastado do continente e com ventos menos intensos.

Fonte: Pedagogo Rodrigo João Pimenta (MTB: 18933)