Parabéns a OAB Palmas – PR por se fazer presente na escola.
A Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelas Doutoras Karina Camargo Martins Lorenzet e Neyva Carvalho aceitaram o convite da direção do Colégio Estadual Dom Carlos e participaram de um círculo de conversas com os alunos do 1° ano do Curso de Formação de Docentes.
Mesmo antes do retorno presencial a Dra. Karina já havia sido “intimada” a se fazer presente na escola para informar sobre o Projeto Todos por Elas e também proferir palestra para os alunos do colégio. Infelizmente, o período de pandemia impediu que encaminhássemos o ciclo de palestras que havia sido programado no início do ano. Voltamos a consultar a Dra. Karina para falar com a “moçada”, ou seja, os estudantes Dom Carlos. Respondendo ao chamado dos alunos do 1º ano do Curso de FD que instigaram a professora Juliana Sebben a trazer para a sala de aula profissionais que pudessem responder perguntas, tais como: “se nós perceber que uma criança está sendo abusada, o que fazer”? E “se a pessoa não denunciar o que acontece”? Ainda: “quem atende a vítima”? Ou “que tratamento recebe o abusador”? Além dessas perguntas e dúvidas, dezenas de outros questionamentos foram apontados pelos alunos. A Dra. Karina conseguiu atender o chamado e compareceu no dia 26 de outubro com sua colega de área, Dra. Neyva Carvalho, Procuradora do município vizinho de Coronel Domingos Soares. A Dra. Neyva discorreu com grande propriedade sobre assuntos relacionados ao abuso sexual infantil. Podemos dizer que não foi somente uma palestra, para os alunos do primeiro ano o momento de interação foi único, importantíssimo, uma vez que logo estarão atuando com os pequenos, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dra. Neyva “foi direto ao ponto” e entre a pauta dos temas, foi respondendo aos questionamentos dos alunos. Abordou questões relacionadas a Cartilha que é um material que traz subsídios para a sociedade. Questionada sobre o que é essa cartilha, informou que está vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) https://www.gov.br e foi criada para fortalecer e subsidiar os profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes. Elucidou sobre o Disque 100 e disse que o documento incentiva o registro da denúncia e sensibiliza as famílias brasileiras a respeito do tema. Em relação ao abuso salientou: “qualquer pessoa da sociedade, ao identificar um abuso, tem obrigação de denunciar”; esclarecendo que o abuso é crime e a omissão também. A Dra. Neyva foi incisiva ao falar com os alunos e professores sobre os casos identificados, reforçando que temos obrigação de fazer a denúncia se tivermos conhecimento de situações de abuso. Corroborando com sua fala, a Dra. Karina também expôs sua opinião, falando que ao fazermos parte da sociedade temos o compromisso de participar das decisões e trabalhar para que as mudanças realmente aconteçam, o que é possível através da participação ativa e efetiva da sociedade.
Dra. Neyva esclareceu sobre a Rede de Apoio e os equipamentos que devem dar suporte a sociedade. Informou sobre as responsabilidades do Conselho Tutelar, do CREAS, da Secretaria de Ação Social, dos governantes e dos segmentos que compõem a rede de proteção.
A fala da Dra Neyva foi excelente, foram duas horas e meia de esclarecimentos com a abordagem dos tópicos da cartilha que trata sobre abuso sexual a crianças e adolescentes, entre outros temas que foram surgindo, dirimiu as dúvidas dos alunos e os deixou encantados com a simplicidade de sua fala. Os alunos ficaram pensativos e questionadores para além da sala de aula. Foi de grande valia a palestra proferida e os alunos agradeceram, dizendo que VALEU cada palavra e que aprenderam muito. GRATIDÃO Dra. Karina e Dra. Neyva por fazerem parte do crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.
Parcerias como essas serão sempre bem vindas. O Colégio Estadual Dom Carlos está de portas abertas para eventos dessa natureza. Mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos.
*FD – Formação de Docentes – O Colégio Estadual Dom Carlos é a única Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual do município de Palmas – PR que oferta o Curso de Formação de Docentes. “O Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal, em nível Médio é ofertado com as seguintes organizações curriculares…”.
Fonte:www.educadores.diaadiaeducacao.pr.gov.br