No dia 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor. A data não serve apenas para parabenizarmos nossos mestres, mas também para refletirmos sobre a importância desse profissional em nossas vidas.
Breve relato histórico – “A data não foi escolhida por acaso: 15 de outubro é, tradicionalmente, o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI. A data também faz referência ao dia em que D. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje que é conhecida como ensino fundamental) a ensinar para meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo. Nessas escolas também eram ensinadas noções gerais de geometria prática (essa última disciplina não era ministrada às meninas, que, em seu lugar, tinham aulas de corte e costura, bordado e culinária). Graças ao decreto, as primeiras escolas primárias do país chegaram em todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil, fato que contribuiu para a difusão do saber escolarizado. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, aprovado pelo presidente João Goulart e pelo então ministro da Educação, Paulo de Tarso”.
A Equipe CESP é composta por um grande numero de professores, os quais fazem a diferença no dia a dia da escola. Nessa data foi dito aos educadores que professor não é estar, muito pelo contrário, é SER. Ser professor aprendendo e ensinando, trocando experiências, convivendo, conhecendo seus alunos e muitas vezes sendo muito mais que professor.
Quantas vezes você professor foi confidente? Foi enfermeiro? Foi pai, mãe, irmão, parte da família? Quantas vezes você conseguiu ver através dos olhos a tristeza do seu aluno? As alegrias? A satisfação pelas conquistas? Certeza que inúmeras vezes – é por esse e tantos outros motivos que no dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor porque assim está institucionalizado, mas o SEU dia deve ser lembrado diariamente.
O CESP presta homenagem aos seus professores dizendo simplesmente: você PROFESSOR, você PROFESSORA faz a diferença. Continue sendo TUDO, o nosso aluno merece e precisa ser “olhado” além do conteúdo a ser ministrado.
Parabéns pelo seu dia. HOJE e SEMPRE.
O trabalho e alegria do encontro fortalecem as relações profissionais e de amizade. Homenagem aos professores aposentados. VALEU!
CESP – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
Dia das Crianças
Se lembramos que o dia do professor é todos os dias, a razão de ser do seu trabalho está na alegria das crianças, as quais são a razão do existir do professor. Criança, adolescente, jovem e adulto – Se estamos presentes na escola é porque o aluno, não importa a idade, está presente antes de nós.
“No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento. Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil. Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867. “Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”.
Sendo assim – PROFESSOR e CRIANÇAS uma comemoração que se faz com júbilo, alegria e agradecimento.
Criança CESP seja infinitamente feliz.
Fonte: CESP