O cavalo tipo para Equoterapia

0
36

Continuação:

O sexo:

De preferência devemos trabalhar com cavalos castrados. Os cavalos inteiros, bem mansos e treinados também podem ser utilizados, desde que sejam tomadas as devidas precauções, evitando trabalhar próximo a éguas. As éguas também podem ser utilizadas, desde que tenham todas as características do cavalo tipo e que sejam treinadas, tomando as precauções devidas quando no cio.
O treinamento:
Qualquer que for o método utilizado, o cavalo para a Equoterapia deve ser treinado levando-se em consideração a etiologia equina, seu comportamento genético de memória, inteligência e as consequentes causas físicas, psíquicas e fisiológicas.
O relacionando HOMEM/CAVALO deve presidir todo o treinamento e convivência, em particular, com o cavalo para a equoterapia. Um relacionamento justo e honesto, para os dois lados e, acima de tudo, respeitando os limites de cada indivíduo.
O treinamento inclui:
Trabalho na guia, rédeas longas, aceitar o “carona” (terapeuta montado atrás do praticante).
Obediente à voz e aos comandos, aceitar a apresentação de objetos estranhos, saber encostar-se à rampa ou escada.
O cavalo da Equoterapia necessita de um descanso completo, pelo menos uma vez por semana. Para manter uma atitude viva e de contentamento, o cavalo precisa de atenção cuidadosa, alimentação, cuidados gerais e bem estar mental.