NUTRIÇÃO PARA A FORÇA E MASSA MUSCULAR NO ENVELHECIMENTO

0
28

Reduções progressivas relacionadas à idade na massa e força muscular (sarcopenia) podem aumentar o risco de doenças metabólicas durante o envelhecimento, afetando a capacidade funcional. Os benefícios do treinamento de força progressivo, com intervenções dietéticas, estão bem documentados.
A nutrição é fundamental para uma longevidade saudável, com mais vitalidade. Com o passar do tempo e o avanço de idade, a ingestão de calorias e nutrientes essenciais às necessidades para a manutenção da saúde, força e vitalidade tende a cair gradativamente. Após os 60 anos, por exemplo, a ingestão calórica começa a diminuir, podendo levar à desnutrição e a redução da força.
A ingestão de proteínas e aminoácidos como a leucina, HMB deve ser considerada, e a suplementação pode ser utilizada para aqueles que não atendem às ingestões alimentares recomendadas. Os receptores de vitamina D são expressos no tecido muscular sendo beneficia a força muscular. A suplementação de ômega-3 pode melhorar a massa e a força muscular, mediando a sinalização celular e o dano oxidativo relacionado à inflamação; porém, nenhum estudo foi realizado especificamente na sarcopenia.
Baixas doses de antioxidantes, como por exemplo, vitaminas C e E, podem proteger o tecido muscular do dano oxidativo, mas estudos relevantes são limitados. O magnésio está envolvido nos processos de contração muscular, e os dados em indivíduos mais velhos mostraram benefícios da suplementação para a força muscular.
Dietas muito ácidas (ricas em açúcar simples, proteína animal e gordura saturada) aumentam o catabolismo proteico muscular, que é exacerbado pelo envelhecimento. Assim, compostos alcalinizantes (por exemplo, polifenóis, vitaminas e minerais) podem contribuir para a força muscular. Alguns poucos estudos com probióticos e extratos vegetais geraram interesse, mas poucos estudos com solidez foram realizados.
E, por último porém não menos importante, a suplementação de creatina, quando associada com o treino de força, tem demonstrado importante efeito no ganho de massa muscular e prevenção da sarcopenia.
Com base nos dados disponíveis, intervenções dietéticas, alimentação rica em nutrientes (especialmente o timing de ingestão adequada de proteína) e alguns suplementos alimentares podem aumentar os benefícios do exercício na massa e força muscular durante o processo de envelhecimento.
Lembrando que para ajustes e necessidades de complementos nutricionais, precisa passar por um de um profissional capacitado para recomendações e orientações.
“Embora envelhecer seja natural, a perda muscular precoce não precisa fazer parte do processo de envelhecimento. Cuide-se