NUTRIÇÃO: ALICERCE PARA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL

0
10

Qual o segredo para uma vida longa? Uma vida cheia de nutrição e saúde podem ajudar na longevidade! Sabemos que uma alimentação equilibrada associada à prática de exercícios físicos regulares e à inteligência emocional são a chave para se ter uma vida longa e saudável. Embora a genética tenha um papel importante neste contexto, os hábitos de vida são fatores determinantes. Além disso, a promoção da saúde mental, relações sociais exerce papel importante no retardo do processo de envelhecimento, auxiliando na manutenção do peso adequado e do sistema imunológico. Pessoas estressadas comprometem a renovação das células presentes no corpo, e consequentemente a expectativa de vida.
Ter consciência do que ingerimos é fundamental: o consumo excessivo de fast food por exemplo, contribui não só para a obesidade, mas também para o aparecimento de doenças crônicas. Por outro lado, o consumo de frutas e hortaliças, alimentos ricos em nutrientes com ação antioxidante como vitamina C, E, carotenoides e polifenóis (com destaque para o resveratrol) pode ser um reforço para a resistência ao estresse oxidativo causado em especial pelo envelhecimento e exposição a radiações ultravioletas. Outro nutriente interessante é o ômega 3, presente em alguns tipos de peixes; ele ajuda a combater radicais livres produzidos de forma natural pelo nosso corpo, além de auxiliar na redução de doenças degenerativas, como é o caso da Doença de Alzheimer.
O processo de envelhecimento não acontece apenas de forma natural e fisiológica, pode ocorrer também por distúrbios metabólicos e neurodegenerativos. Além disso, enfatiza-se que o estresse oxidativo está relacionado com diversas complicações.
Como principal exemplo, podemos citar a diminuição do consumo alimentar da pessoa idosa que sofre interferência de fatores como: socioeconômicos; redução do paladar; do olfato; falta de apetite; comprometimento na digestão e absorção; capacidade de comprar, preparar e consumir alimentos; falta da dentição ou uso de próteses; ingestão de álcool, tabaco e medicamentos. Essa realidade engendra problemas emocionais, físicos e de socialização, que impactam diretamente na alimentação, consequentemente na absorção de nutrientes.
A longevidade envolve fatores relacionados ao estilo de vida, fato que reflete no aumento populacional de idosos mundialmente. É primordial compreender a relevância do papel da nutrição e compreender que são necessárias mudanças nas recomendações nutricionais da rotina do idoso para melhorar os hábitos diários. Além disso, é essencial reconhecer o papel da prática física, até mesmo naquelas modalidades de menor impacto como na hidroginástica.
Portanto,quando pensamos em longevidade, é necessário ter um estilo de vida saudável, praticar atividade física regular, buscar uma alimentação equilibrada e natural, evitar o fumo e a bebida alcoólica em excesso. Assim, conseguir desfrutar um caminho para uma vida longa com saúde e qualidade de vida.
Como estão seus hábitos de vida? Alimentação? E a frequência de atividade física?
Procure sempre auxilio de um profissional!