A direção do Colégio Estadual Dom Carlos foi procurada pelo professor Gerson Giusti para implantar o Coral 200 Vozes do Sudoeste do Paraná. A proposta é formar novos Corais Infanto-Juvenis em Colégios do Sudoeste do Paraná, cada coral será composto de até cinquenta integrantes, o projeto atenderá duzentos cantores. Os quatro grupos reunidos formarão o "Coral 200 Vozes do Sudoeste do Paraná". Juntos realizarão um espetáculo de enceramento anual das suas atividades. Diante de tal proposta, a direção constatou que poderia oportunizar aos alunos a prática da musicalização e de pronto acolheu o projeto.
O objetivo geral do projeto é despertar jovens e adolescentes para a arte da Música, em especial levá-los a descoberta da sua voz através do canto coral, tirando-os da realidade “virtual” em que estão inseridos, também oportunizar em seus respectivos municípios um ambiente saudável, descontraído de superação através da música.
A direção se posicionou favorável a implantação do projeto por entender que a musicalização é importante para a integração dos alunos na vida escolar. A música na escola estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo dos alunos. Vamos lá… agregando forças para fortalecer o CORAL 200 VOZES.
Fonte: Colégio Estadual Dom Carlos