“Nada é mais comum do que o desejo de ser notável”, William Shakespeare.

0
95

O Ministro da Educação declarou guerra à universidade pública, parecendo uma batalha do obscurismo contra a inteligência. Propõe que a escola forme trabalhadores lucrativos, demonstrando sua perseguição contra a Filosofia e a Sociologia sugerindo que esses cursos propiciam formação de trabalhadores pensantes. Uma das ideias mais pobres do governo é que o conhecimento precisa ser imediatamente útil. As Ciências Humanas são os meios para explicar e enfrentar problemas sociais decorrentes das irracionalidades do pensamento unidirecional. O ignorante acha seguro continuar ignorante, pois tem medo do desconhecido. As universidades públicas e privadas têm um patrimônio inestimável construído ao longo de décadas, através de profissionais competentes.

Dados do IBGE apontam 13,4 milhões de pessoas desempregadas e 28,3milhões subutilizadas. O ex-Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, um dos autores da Reforma Trabalhista, declarava que, após a reforma, haveria a criação de empregos na ordem de dois milhões por ano nos próximos dois anos. O então Ministro da Fazenda Henrique Meirelles declarou que a reforma proporcionaria um potencial de seis milhões de nova vagas. Em 2019, Guedes afirma que, com a Reforma da Previdência, a economia voltará a crescer e produzirá mais empregos! Não é verdade, pois a reforma trabalhista, aparentemente, só propiciou o aumento do desemprego e é exatamente isso que virá com a reforma da Previdência. É só arrocho!

Uma sociedade precisa de pessoas questionadoras para incentivar a autonomia intelectual e não pode ser considerada subversiva. Neste momento, convém citar palavras de um dos maiores mestres da Sociologia e da Administração do Brasil, Alberto Guerreiro Ramos, na descrição do seu ‘homem parentético’, diz que ele apresenta consciência crítica altamente desenvolvida, atitude de apreciação que permite ao indivíduo alcançar um nível de pensamento conceitual, de liberdade, ser humano pensante e opinante, que proporciona felicidade. A Educação é a descoberta de quem somos nós.

Entre 2005 e 2012, a economia mundial vivenciou um importante boom de commodities gerado pelas elevadas taxas de crescimento econômico da China, que atingiram 12,5% ao ano. A crise financeira de 2008 provocada pelos EUA proporcionou a desaceleração da economia mundial, inclusive a brasileira, que achou por bem aumentar o déficit público que colaborou na situação de caos que o país atravessa. Ao invés do governo eleito como ‘a salvação do Brasil’ propor soluções, vê-se um governo em anarquia generalizada.

Por outro lado, o ‘Instituto Sou da Paz’ informa que cerca de 19 milhões de pessoas terão acesso às armas, inclusive as pesadas, anteriormente permitidas somente a policiais e a membros das Forças Armadas. Wilson Witzel participou de duas operações policias letais no Rio de Janeiro, movimento que ajuda a

inflamar as injustiças extremas com a prioridade de armar civis, estimulando a violência ao invés de criar programas à Educação, à Saúde e à retomada do crescimento do emprego. O desejo de ser notável deixa os membros do governo envaidecidos e pouco operantes.