Mostra Municipal de Teatro movimenta a cultura em Pato Branco

0
49

Até o próximo sábado (17), serão realizados espetáculos em vários locais do município

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco e o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Pato Branco, estão promovendo, de 13 a 17 de agosto, a Mostra Municipal de Teatro – Viva a Literatura Brasileira. Os espetáculos são gratuitos, abertos para toda a comunidade e são realizados em diversos locais. A abertura da programação aconteceu na noite de terça-feira (13), no Centro Regional de Eventos, com a apresentação da peça “27 Carros de Algodão”, do Grupo de Teatro Artífice, da UTFPR, e com a esquete “Uma poesia para o teatro”, do grupo do Departamento Municipal de Cultura.

O objetivo do evento, que reúne mais de 50 artistas e dez grupos de teatro do Sul e Sudeste do Brasil, é contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Educação, oportunizando à população o acesso a espetáculos diferenciados. Até o final da semana, a previsão é de que a Mostra receba cerca de 2.000 pessoas.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, destacou que a Mostra de Teatro é uma das mais antigas manifestações culturais da cidade e que a escolha da temática “Viva a Literatura Brasileira” visa resgatar e valorizar a arte nacional. “Hoje se busca muito pela literatura norte-americana, sendo que em Pato Branco temos muitos escritores. Queremos valorizar essa história, já que o teatro é a maneira que os artistas encontram de fazer com que as pessoas vivam, naquele momento, a história de seus personagens e reflitam sobre os mais distintos temas”, ressaltou.

A coordenadora das atividades ligadas ao teatro da UTFPR – Campus Pato Branco, Adriana Auzani, ressaltou que o teatro é um agente cultural integrador, que tem a função de trazer reflexão ao público. “Essa Mostra é o resultado do esforço conjunto para que a arte e cultura realmente façam sentido e sejam atos de educação. Considero o teatro uma das ações culturais mais importantes, porque é viva, é do humano para o humano, não tem intervenção da máquina”, afirmou.
O gestor cultural do Sesi de Pato Branco, Mauricio Mezzomo, enfatizou que as três instituições juntas visam fortalecer a arte teatral no município. “Cada um com sua competência, orçamento e equipamentos culturais contribuem para que a arte, de qualidade, seja distribuída em diferentes locais da cidade e proporcione enriquecimento cultural”, destacou.

Gisele Cristina dos Reis da Silva, moradora do bairro Santo Antônio, levou a filha de 5 anos para assistir o espetáculo de abertura da Mostra de Teatro. Para ela, o evento é a oportunidade de resgatar valores e revelar talentos. “Para a nossa cultura é muito interessante, é algo encantador, que envolve toda a família e permite um entretenimento diferente do que estamos acostumados”, opinou.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco