De acordo com a diretora de educação da Sociedade Norte Americana de Menopausa, Pamela P. Boggs, pesquisas revelam que a redução de estrogênio não está relacionada ao ganho de peso. Por outro lado, ele é uma parte natural do envelhecimento — a média de peso ganho durante a meia idade é de 5 a 8 kg. Talvez, devido à diminuição do metabolismo associada à idade e à redução da prática de atividades físicas, que tendem ocorrer nesse período da vida. Em alguns casos, os sintomas da menopausa provocam certas mudanças de comportamento.
Em relação a alimentação, A dieta mais indicada é aquela que segue de encontro às demandas do corpo durante a menopausa. Mulheres do ocidente e do oriente normalmente possuem experiências bastante diferentes na menopausa e o motivo disso pode estar nos hábitos alimentares influenciados pelos costumes e culturas distintas. Os sintomas mais comumente relatados são: depressão, pele ressecada (mais fina e sem elasticidade), ondas de calor, baixo libido, dor na relação e ao urinar, infecções urinárias, oscilações de humor, insônia, entre outros.
De acordo com os nutricionistas, as mulheres na menopausa possuem mais dificuldades para perder peso por causa da redução do metabolismo, que ocorre em especial devido a perda aos poucos da massa muscular. Ainda que, a menopausa favoreça o ganho de peso, é verificado que grande parte das mulheres chega à menopausa já com sobrepeso ou obesidade. Observa-se que este comportamento está geralmente relacionado a uma postura e a um novo momento da rotina de um casal. Em muitos casos, a estabilidade de um relacionamento trás tanto para homem como para a mulher uma desatenção com o cuidar do corpo.
Continua na próxima edição.
Referência: Paula Fernandes em domingo, novembro 2, 2014 Site: www.paulanutri.com.br